quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Deputado Federal Romário faz um Gol de Placa

Djalma Junior
Além da grande atuação na fiscalização do dinheiro público que está sendo investido na COPA 2014, o Deputado Federal Romário (PSB-RJ) elabora um projeto da maior relevância para a nossa Ciência. Foi dele o projeto de lei que prevê a facilitação no processo de importação de material para pesquisa científica.
A burocracia é um dos grandes entraves para o desenvolvimento da pesquisa científica no país. 
Grande parte do material é comprada no exterior, e um pesquisador pode ter de esperar até seis meses para que sua encomenda chegue.
Um levantamento feito pela UFRJ em 2010 com 165 cientistas concluiu que 76% dos pesquisadores ouvidos já haviam perdido material de pesquisa por causa de retenção na alfândega e 99% já tiveram que desistir ou alterar uma pesquisa por causa da demora.
O projeto em sua essência diz que os pesquisadores interessados fariam um cadastro no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e poderiam importar material de pesquisa sem passar pela burocracia alfandegária e sem pagar taxas.
Isso mostrar que um parlamentar pode qualificar seu gabinete com quadros técnicos para poder elaborar projetos que realmente mudem para melhor a vida da população.

Fonte: Djalma Junior é Pós-Graduado em Gestão Ambiental e Mestrando em Engenharia Ambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um 2012 repleto de realizações