terça-feira, 11 de junho de 2013

ALEPE discute em audiência publica mobilidade urbana do estado.“O governo, nesta questão da mobilidade, deve priorizar as pessoas” Stenio Coentro

Um pacto entre os representantes dos poderes públicos e da população por um estado com mais mobilidade. Essa foi a proposta do presidente da Comissão de mobilidade urbana da ALEPE – Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, o Deputado Silvio Costa Filho(PTB), na audiência pública realizada na manhã desta segunda-feira (10), no Plenarinho III da Assembleia.
Costa Filho destacou a importância da união entre os municípios e o Governo do Estado para melhorar a mobilidade no município. Paralelamente às ações dos poderes públicos, o deputado também ressaltou a necessidade da população sugerir, criticar e opinar nesse processo.
“Tudo o que for sugerido nessa audiência pública será passado para o governo, as prefeituras e as autoridades presentes, A Comissão de Mobilidade Urbana tem o papel de buscar a interação com toda a sociedade civil organizada. Temos que priorizar os incentivos em transporte coletivo e na mobilidade, esses incentivos do PROMOB na ordem de R$ 2 Bilhões vão ajudar a melhorar a qualidade do transporte publico, precisamos transformar esse tema em uma politica publica permanente”, declarou Silvio Costa Filho.
Presente na audiência o Secretario das Cidades Danilo Cabral, constatou a insatisfação da população em relação à mobilidade urbana. O gestor destacou a importância da parceria do Governo do Estado para viabilizar as obras do PROMOB, parcerias estas dos vários órgãos públicos, o que gera uma melhora na capacidade de investimentos no estado.
“Estamos fazendo grandes investimentos para melhorar a mobilidade urbana em Pernambuco e é claro que a população tem sentido um desconforto com o numero de obras espalhados pelas cidades, mas a mobilização e parcerias de todos os órgão públicos que envolve o universo da mobilidade tem sido fundamental para o andamento e realização dessas melhorias”, discursou enquanto apresentava um grande relatório do PROMOB o Secretario Danilo Cabral.
Na mesma linha do secretario, Stenio Coentro, representante do CREA, explicou que os investimentos tem que ser feitos para desestimular os deslocamentos em carros particulares e estimular a utilização do transporte coletivo de massa.
“O governo, nesta questão da mobilidade, deve priorizar as pessoas. As pessoas que circulam pelas calçadas, andam de bicicleta e usam o transporte coletivo têm que ser privilegiadas. Sou um combatente do veículo individual. As pessoas têm que ter um transporte coletivo seguro, útil e confortável. defendeu Stenio Coentro.
O Presidente da OAB em Pernambuco, Pedro Henrique, também considerou “fundamental para o estado” as parcerias com os diversos órgãos representativos do poder publico e a sociedade.

Também marcaram presença no debate público os Deputados Estaduais Zé Maurico (PP) Terezinha Nunes(PSDB) Augusto Cesar(PR), os vereadores Jurandir Liberal(PT) e Henrique Leite(PT), Nelson Menezes(Grande Recife), Mauricio Meireles(CBTU), Sergio Lins(DETRAN),Mauricio Pina(UFPE), Everaldo Menezes(SINDTAXIPE), Euclides Bandeira(DNIT), Samuel Cabral (União dos estudantes de Pernambuco) e representantes da sociedade civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um 2012 repleto de realizações