segunda-feira, 10 de junho de 2013

Cavaleiro dos Curados – Uma nova chance para nós. Thiago Jerônimo

Esse novo debate que surge em nossa cidade está na ordem do dia. Nas feiras, nas ruas, nas praças, nas escolas, todos, de uma forma ou de outra expõe suas opiniões sobre essa temática. A comunidade de Cavaleiro inclina seus ouvidos a essas notícias. E, além disso, a população reproduz e dá um novo significado as mensagens recebidas. O povo se comporta, agora, não apenas como um mero receptor de mensagens. Eles também possuem a capacidade de oferecer um novo significado ao tema em questão. Por isso, faz necessário ouvir as pessoas, saber o que elas pensam sobre a emancipação de Cavaleiro.
A aprovação do projeto de lei na câmara dos deputados foi apenas o primeiro passo. Outras barreiras surgirão na contramão desse processo. Por fim, a grande questão será saber se o povo apoia ou não essa independência de Cavaleiro em relação a Jaboatão. A população deverá se apropriar dos pros e contras desse projeto. Saber o que realmente irá mudar nessa nova cidade.
Faço questão de oferecer minha opinião aos leitores desse blog sobre a discussão em voga. Não jugarei o mérito do processo de emancipação de Cavaleiro, porém farei um julgamento de realidade sobre esse bairro. Sinto-me à vontade para isso porque conheço as dificuldades da minha comunidade.
Em um artigo publicado nesse blog, o vereador Eurico Miranda declarou: “o povo de Cavaleiro não deseja se separar de Jaboatão. Não existe este sentimento” Concordo com o nobre vereador sobre esse sentimento. Porém o que está em jogo aqui, não são sentimentos e sim verdades. O meu sentimento não é de separação, não desejo isso para minha cidade. Gostaria que ela permanecesse unidade e forte. Que o povo e os políticos caminhassem de mãos dadas. Não quero uma cidade esquartejada. Quero um Jaboatão grande e poderoso para todos.
Nobre vereador Eurico Miranda e todos os leitores desse blog, o processo de emancipação surge em meio a um grande descontentamento da população. Faço uma pergunta aos senhores: se os gestores e a câmara dos vereadores fossem comprometidos com a causa pública e dessem o devido respeito à população, será que esse processo de emancipação existiria hoje?
 Pois bem, falo agora para aqueles que são contra essa ideia: saiam às ruas, andem pelas vielas, cheirem o lixo de carne podre que se espalha no ar de Cavaleiro. Chamem suas famílias e façam a feira do mês no Mercado Público de Cavaleiro. Tentem estacionar seus carros na Praça Rita Coelho. Sejam atentos aos buracos e ao lixo que se acumula nas ruas e nas casas dos cidadãos. Visitem nosso bairro após uma forte chuva. Vejam no que se transformou o nosso querido bairro. Cavaleiro, hoje, é uma POCILGA DE PORCOS.
Cavaleiro foi esquecido. Nosso bairro é vítima de um crescimento econômico sem planejamento. Cavaleiro cresce, mas sem incluir a população. Esqueceram que aqui, morram seres humanos, mães, pais, filhos, trabalhadores, estudantes, pessoas que precisam acreditar em dias melhores.
O projeto de emancipação é um grito de socorro. Um ato de desespero e clamor. O povo está enxergando uma luz nesse novo debate. Em tempos passados, isso seria esquecido rapidamente. Mas hoje, queremos dias melhores. A esperança está de volta nos olhos do povo. Um sorriso se abre nos lábios daquele que só chorava. Vamos dá uma chance para nós! 

THIAGO JERÔNIMO P. DOS SANTOS

Um comentário:

  1. Parece que este nunca vai chegar,mais aquele que comecou a boa obra em nossas vidas é fiel,o povo de Cavaleiro iram juntos com seus filhos comer o melhor dessa terra,chega de falso moralismo e de cifras volumosas em contas bancarias,onde o interece individual,supera o da coletividade,vamos a luta por que o caminho é longo mas a vitoria é duradoura e justa,quem for contra que prove porque não dá,mas Professores como Thiago Jeronimo,Fernando Damião,Sergio Basilio,Ricardo Salustiano,Seu Bio da tapioca,Dona Maria do acaraje, Tonho da sapataria e o povo nossos amigos em geral sabemos que DA ''CAVALEIRO DOS CURADOS,CIDADE FORTE POVO FELIZ"

    ResponderExcluir

Um 2012 repleto de realizações