sábado, 1 de junho de 2013

Governo Elias Gomes, o que mudou na atitude do gestor entre o 1º e 2º governo que se iniciou em janeiro de 2013?

Começamos a avaliar os dois governos Elias Gomes em Jaboatão dos Guararapes para que meus leitores possam participar do debate e opinarem, claro que o segundo governo apenas começou, mas, já dar para agente conjecturar o que pode vir a ser pelos primeiros passos que a gestão vem dando. Vejamos; o primeiro governo Elias Gomes foi marcado pelo discurso de inovação e de quebra de paradigmas. Ao chegar ao governo o Prefeito Elias Gomes tinha todos os ventos soprando ao seu favor, foi eleito ainda no primeiro turno com uma esmagadora votação, derrotando todos os pretendentes a governar o município pós Nilton Carneiro. Pois bem, Elias Gomes chega ao governo com um enorme desafio de colocar as finanças do município em dias, resgatar a credibilidade do município na política local, resgatar o crédito do município junto ao governo Federal para que os convênios fossem renovados e outros pudessem serem feitos, a Prefeitura estava inadimplente com o governo Federal e algumas certidões não poderiam ser tiradas enquanto as dívidas não fossem pelo menos negociadas, o que foi feito e o município pôde então fazer os grandes convênios com o Governo Estadual e Federal. Por outro lado, o governo fez uma reforma administrativa acabando pelo menos naquele momento com a grande quantidade de cargos comissionados da gestão.
No tocante a infraestrutura e manutenção da cidade, o primeiro governo foi marcado por falta de obras estruturadoras, no entanto manteve e melhorou a manutenção da cidade, não foi feita uma só obra de grande importância no seu primeiro governo, mesmo assim, em face da falta de outro projeto alternativo Elias Gomes vai para a reeleição e ganha também no 1º Turno as eleições de 2012. Seu primeiro governo teve a marca de Pautar a sua Gestão na organização da Casa, do resgate do crédito político e nas pequenas obras de pavimentação que realizou em toda a cidade.
Em 2013 o Governo Elias Gomes começa com um retrocesso ao resgatar o convênio com a Câmara cedendo à quebra de braço com o legislativo Municipal. Nos primeiro dias de governo faz retornar mais 800 cargos comissionados que o mesmo havia demitido no final de sua gestão em 2012, estas demissões estrategicamente ocorreram após a sua reeleição, pegando de surpresa antigos aliados de primeira hora. A decisão de demitir os cargos comissionados estava ligada a questão da responsabilidade Fiscal, a Prefeitura estava gastando alem do que a Lei de Responsabilidade Fiscal permitia. Por isso o Governo tinha que realizar as demissões para que o mesmo não ficasse inelegível em eleições futuras. Neste mesmo momento (dez/12) o Prefeito renúncia o Cargo passando a responsabilidade da Gestão e da transição para o seu vice que ficou com a responsabilidade de assinar todos os relatórios provenientes da prestação de contas do 1º governo Tucano.
Em Janeiro/13 Elias Gomes assume a Prefeitura e recebe do Prefeito Edir Perez a chave da cidade e começa a dar sinais de que faria uma Gestão diferente, admitiu mais de 800 cargos comissionados, abre contratação temporária e inicia uma grande obra que é a menina de ouro para os banhistas da cidade, a recuperação da Orla do Jaboatão. Por outro lado anuncia através do seu Secretário de Imprensa a construção do Centro Administrativo do Jaboatão no eixo de integração. Com estas primeiras sinalizações e não tendo mais a preocupação da reeleição, Elias Gomes agora caminha para um governo de grandes obras que vai marcar a sua passagem pela Prefeitura do Município e que pode, a depender de como as coisas vão acontecer até eleger o seu sucessor. Seu 2º governo será marcado por duas grandes Obras, recuperação da Orla e a Construção do Centro Administrativo do Jaboatão, é o que pode dar tempo para fazer.

Boa Leitura – Roberto Santos 

Um comentário:

  1. A recuperação da orla é o governo federal na maioria do financiamento que esta fazendo, o centro administrativo se não for promessa para querer reeleger o filho deputado e se eleger a algum cargo é louvável é uma revolução que muitos prometeram se tiver coragem seu nome ficará na historia politica de JABOATÃO.

    ResponderExcluir

Um 2012 repleto de realizações