terça-feira, 30 de julho de 2013

Elias Gomes: Momento é de se reinventar a política

Sentimento entre sertanejos visitados nos últimos dias é que as manifestações “zeraram” o processo político-eleitoral
Em contato com diversos líderes políticos do Sertão do São Francisco, região na qual se encontra desde sábado (27), o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Elias Gomes (PSDB), disse constatar certa “perplexidade” nos interlocutores, com as pessoas procurando entender melhor o momento que o País atravessa. “O sentimento é de que o momento é para se repensar, se reinventar a política”, destacou Gomes, logo após encontro com o prefeito de Petrolina, Júlio Lossio (PMDB), no final da manhã desta terça-feira (30).
Segundo ele, em todas as conversas em que a questão nacional é discutida a opinião geral é de que o processo político-eleitoral está zerado, resultado direto das manifestações que ocorreram em todo o País, principalmente em junho. Milhões de pessoas foram às ruas reivindicar melhores serviços e mais ética na política, entre outras bandeiras.
“O sentimento nessa região, de grande tradição na política pernambucana e do País, é que o processo de sucessão presidencial está zerado. Pode dar qualquer um, inclusive um que ainda não esteja com o nome colocado”, disse o tucano que administra a segunda maior cidade de Pernambuco, com uma população estimada em cerca de 700 mil habitantes. Elias Gomes também se encontrou com líderes políticos dos municípios de Santa Filomena e Lagoa Grande.
NOVA SEMENTE
Agraciado duas vezes com o prêmio Prefeito Amigo da Criança, concedido pelo Unicef/Fundação Abrinq, Elias Gomes ficou entusiasmado com o programa de educação Infantil Nova Semente, criado na gestão de Júlio Lossio, e que já conta com 100 unidades espalhadas pelos diversos bairros de Petrolina, em especial nas áreas periféricas. “Trata-se de um programa bastante criativo, que tem a participação direta e a aprovação da comunidade”, observou.
O programa Nova Semente foi concebido como uma alternativa à rigidez dos modelos de creches adotados pelo MEC, que segundo Elias acabam dificultando a implantação pelos municípios. O programa Nova Semente é uma parceria entre prefeitura, comunidade e a ONG Petrape, ligada à Igreja Católica. Explicou que o modelo reduz os custos bancados pela Prefeitura (a comunidade identifica e banca o aluguel do prédio). Com isso, 100 unidades já estão em funcionamento, atendendo seis mil crianças em horário integral, das 6h às 18h.
“Além de ser um modelo inovador e de baixo custo para a Prefeitura, o Programa Nova Semente apresenta um importante ingrediente, na medida em que agrega a responsabilidade da comunidade, que participa diretamente, na medida em que até as funcionárias, chamadas de sementeiras, são escolhidas entre mulheres da própria comunidade, inclusive sendo algumas delas mães de alunos das unidades em que atuam”, explicou Gomes.  
SIMAG
De anfitrião, o prefeito Júlio passa a ser convidado do prefeito Elias Gomes nesta quinta-feira (1º de agosto). O prefeito de Petrolina vai a Jaboatão conhecer o modelo de gestão e o sistema de monitoramento, que a exemplo da experiência de Petrolina, vem atraindo a atenção de gestores de todo o País.
Baseado em metas e com foco nos resultados, o moderno sistema de informações online chamado de Sistema de Informação e Monitoramento da Ação Governamental (SIMAG) permite a Elias Gomes o monitoramento em tempo real, inclusive com imagens, de tudo o que está sendo realizado por sua administração, a qualquer momento, em qualquer lugar do Brasil ou do mundo.
O Simag foi decisivo para a conquista do prêmio Prefeito Empreendedor 2011 na modalidade Planejamento e Gestão Pública para o Desenvolvimento Sustentável, concedido pelo Sebrae.

Essa ferramenta que integra o modelo de governança do município permite ao gestor o planejamento e a tomada imediata de decisões sobre qualquer obra ou ação da administração, como também fazer ajustes que possam dar mais velocidade e recomendações variadas, entre outras medidas. O modelo já foi apresentado a gestores de várias cidades brasileiras, inclusive capitais, a exemplo de Aracaju (SE), e Manaus (AM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um 2012 repleto de realizações