sábado, 13 de julho de 2013

Esclarecimentos sobre o Comitê Popular de Luta por Jaboatão

Prezado Roberto Santos e leitores desse blog, boa tarde. Devo admitir que não esperava uma atitude tão lamentável dessas do responsável pelo referido blog, o senhor Roberto Santos.  A comissão do Comitê Popular de Luta por Jaboatão não é formado por filiados ao PDT. Isso é uma grande mentira e é uma tentativa de arranhar a credibilidade do movimento. Gostaria de saber por qual motivo não me enviaram um e-mail e nem me ligaram para que eu pudesse esclarecer as coisas? Além disso, não ligaram para ninguém da comissão. Ao invés disso, jogam a “informação” mentirosa no blog sem o mínimo de respeito aos integrantes da comissão, afirmando que todos/as são filiados, e o pior, ao mesmo partido.

Dentre os 11 nomes que integram a comissão e os 16 movimentos sociais e estudantis representados, apenas eu sou filiado ao PDT e não tenho receio de declarar isso. Ser filiado a um partido não é sinônimo de ser manipulado ou alienado em relação ao contexto social que nos cerca. Não é porque estou filiado que terceiros pensarão por mim ou me controlarão. Até porque se me controlassem, não estaria nem aqui falando em nome de comissão que exige a solução de vários problemas enfrentados pela população à prefeitura. Eu tenho capacidade de reflexão e gosto de tomar decisões de forma independente e que visam o bem comum. Na reunião com o prefeito Elias Gomes e seus secretários, afirmei que o meu objetivo e o da comissão não é derrubar o governo ou dar um caráter político ao comitê. O objetivo é discutir soluções para os problemas que afligem a população a anos e lutar pela efetivação de políticas públicas. Além disso, tive a coragem de afirmar que esse movimento, assim como os outros que eu participo, não deve ser liderado por partidos, mas sim através da participação de todos por meio de votações. Até porque, costumo dizer que a grande maioria dos partidos políticos de Jaboatão são partidos zumbis que permanecem “mortos” em anos não eleitorais, mesmo em um contexto social caótico, e “ressuscitam” em anos eleitorais, focando apenas em eleger filiados, não em discutir políticas públicas para a cidade. Será que a solução de Jaboatão será liderada por partidos? Tenho certeza que não. Ela será liderada por entidades e movimentos sociais e estudantis independentes e jovens, trabalhadores/as e populares que estão dispostos a lutar.
Tenho 25 anos e venho participando de movimentos sociais em Jaboatão a uns três anos e tenho orgulho de dizer que nunca trabalhei para a gestão, apesar dos convites. Nunca fui funcionário de partido. Nunca subi em palanque de ninguém e nunca fui candidato a nada.  Não vejo problema nessas coisas, apenas afirmo isso para demonstrar que antes de tudo sou cidadão e tenho um perfil independente. Sou idealista e os meus ideais não cabem dentro de um partido. Muitos dos protestos que ocorreram em Jaboatão Centro reivindicando a conclusão da reforma do cinema Samuel Campelo e a entrega da quadra Reginaldo Montenegro eu me fiz presente, mobilizei e até liderei alguns. O que mostrará se eu sou independente ou não, se eu estou a serviço da gestão Elias Gomes ou não serão minhas atitudes, a minha militância diária e as ações e resultados do comitê e movimentos sociais que faço parte. Atualmente estou enfrentando alguns problemas pessoais. Minha sogra está internada com insuficiência nos rins, fazendo hemodiálise. Estou fazendo minha monografia e tenho que conciliar essas questões com o meu trabalho. Sei que todos/as têm problemas, mas gostaria que os/as leitores/as refletissem: O que faz um jovem de 25 anos, universitário e trabalhador, com problemas pessoais, dedicar o seu tempo aos movimentos sociais e a essa comissão sem ter nenhum ganho material ou financeiro? Meu maior presente nisso tudo é ajudar a amenizar o sofrimento do povo, tornando-o líder da sua própria história e quebrar o determinismo social presente em muitas comunidades de Jaboatão e isso vai além de rótulos ou siglas. Meu desejo é permanecer na comissão e tenho certeza que dividindo as responsabilidades será possível. Caso a comissão não me queira como integrante irei respeitar a vontade da maioria.
Sobre a questão da transparência da comissão e o repasse de informações, existem algumas questões a serem esclarecidas. Dia 29/06 eu enviei um e-mail convidando Roberto Santos para a reunião da comissão do dia 30/06. Dia 02/07 enviei a pauta da reunião e o resultado. Comprovo o envio das informações através das imagens que foram anexadas no e-mail que enviei junto a esse texto. Não sei se o blog irá publicá-las.
Para finalizar, convido a todos/as para uma reunião nesse sábado às 9h da manhã no Sinproja. Iremos traçar um rumo para o comitê, discutir os resultados relativos a entrega dos documentos e prazos por parte da prefeitura e resolver questões internas. Todos/as terão acesso aos documentos. É hora de reflexão, união e ação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um 2012 repleto de realizações