quinta-feira, 25 de julho de 2013

Igarassu recebe II Conferência de Meio Ambiente e Sustentabilidade

            Acontece entre os dias 26 e 27 deste mês, das 14h30 às 17h30 (primeiro dia) e 8h às 17h30 (segundo dia), no auditório da Faculdade de Igarassu (Facig), a II Conferência Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade. O encontro é uma realização da Prefeitura de Igarassu, através da Secretaria de Meio Ambiente e conta com o apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) e Governo de Pernambuco.
            Tendo como tema uma discussão sobre algo muito valioso para uma sociedade que busca sustentabilidade: o lixo (resíduos sólidos). O evento espera discutir as políticas públicas estaduais e nacional, voltadas à manutenção e tratamento de resíduos. Segundo o Secretário de Meio Ambiente de Igarassu, Roberto Siqueira é necessário recorrer à participação da sociedade civil, setor produtivo e gestão pública para captar ideias e soluções que viabilizem e promovam a preservação ambiental. “A Conferência se constitui de um importante veículo de participação da sociedade civil organizada na busca de soluções para o grave problema enfrentado nas cidades, especialmente em relação à problemática da destinação dos resíduos sólidos gerados pelo próprio homem”, afirmou Siqueira.
            Os resíduos sólidos são oriundos da produção, utilização ou transformação de bens de consumo, e grande parte disto é produzida nos centros urbanos (residências, escolas, indústrias, construção civil e outros). Muitos destes resíduos podem ser reaproveitados, gerando trabalho e renda, além de educar ambientalmente toda uma população.

            Dessa forma, objetiva-se com a Conferência conscientizar sobre a redução dos impactos ambientais, consumo sustentável e os cuidados com os patrimônios naturais, construídos, manguezais e arquitetura histórica e cultural de Igarassu. As inscrições são gratuitas e dentro da programação haverá palestras com profissionais e acadêmicos do assunto, oficinas e atrações culturais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um 2012 repleto de realizações