sexta-feira, 12 de julho de 2013

Mais de 30 mil pessoas já participaram da consulta popular. Até às 20h, os moradores terão a oportunidade de votar em um dos 500 pontos distribuídos na cidade, para escolher o que consideram como prioridade

É grande a movimentação em alguns pontos de votação espalhados pelos diversos bairros de Jaboatão dos Guararapes, que realiza consulta popular para que os moradores possam eleger o que consideram prioridades para a ação administrativa municipal. Balanço parcial divulgado às 12h, indica que mais de 30 mil pessoas já depositaram seus votos nas mais de 500 urnas. A votação se estende até às 20h.
A dona de casa Elaine Emilene Marques Freire, de 37 anos, residente em Cajueiro Seco, foi cedo à rua para dar sua contribuição. “Espero que essa iniciativa seja promovida outras vezes, pois, é com a participação popular que a cidade vai conhecendo as necessidades”, avaliou, informando que a pavimentação de ruas foi um dos assuntos escolhidos para que o Governo Municipal possa intensificar.
De acordo com a secretária de Governo, Conceição Nascimento, a votação foi iniciada desde as 6h, nos locais com grande circulação de pessoas, como os mercados públicos e estações de metrô.  “A atual gestão percebeu que após as diversas manifestações que aconteceram em todo o Brasil, a população está querendo falar. A consulta popular vem ampliar esse espaço de diálogos que, será permanente”, ressaltou. 
Exercendo desde cedo sua cidadania, o jovem Bruno Lins Pereira, de 15 anos, foi votar em uma urna instalada na sede da Regional 7 – Guararapes. “Fiquei feliz quando soube que poderia votar. Também quero fazer parte desse momento, para ajudar no local onde moro”, contou. A cédula de votação conta com 12 áreas (Transportes, Educação, Saúde, Gastos Públicos, Infraestrutura, Segurança, Participação Popular, Meio Ambiente, Poder Legislativo, Competitividade, Cultura, Esportes/Lazer).
Em cada área, há três opções para escolher marcando com um “x” e um espaço em branco. Para votar, é necessário apenas apresentar a carteira de identidade. Concluída a votação, as urnas serão apuradas na Prefeitura. Posteriormente, os cidadãos serão convocados novamente, desta vez, para a Plenária da Cidade. Com a presença do prefeito Elias Gomes, chamando de “o grande encontro da democracia e da cidadania”, para definir as prioridades junto com a sociedade.

Comentário: Como se sabe do número de votantes sem a abertura das urnas? Alguém sabe explicar?

Um comentário:

  1. Não precisa ser muito inteligente para saber, basta contar o número de assinaturas na ata... Agora a raiva tira a racionalidade de qualquer um. kkkk

    ResponderExcluir

Um 2012 repleto de realizações