quarta-feira, 17 de julho de 2013

OAB avalia com positiva a consulta popular de Jaboatão

Desde que anunciou apoio a Consulta Popular de Jaboatão dos Guararapes, o que possibilitou aos jaboatanenses irem às ruas na última sexta-feira (12/07) para opinarem sobre as ações que consideram prioritárias para serem executadas no município, a exemplo das áreas de saúde, educação, transportes e participação popular, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - seccional Jaboatão tem acompanhado todo o processo democrático, que objetiva proporcionar um canal de diálogo entre a população e o Governo Municipal.   
Na avaliação do presidente da instituição em Jaboatão, Paulo de Tarso, a ação consistiu em um espaço em que a sociedade foi chamada para um livre debate e foi bastante representativa. “Se levarmos em consideração que a Consulta foi realizada em uma sexta-feira, dia em que a população trabalha e o voto não é obrigatório, chegar ao número de 66 mil pessoas participando é algo bastante positivo”, destacou. 
Ainda de acordo com Tarso, uma comitiva de advogados da OAB estiveram nos principais centros urbanos de Jaboatão para acompanhar a consulta. “O sistema de consulta é um meio democrático e a Prefeitura fez uma utilização correta da ferramenta, que não grandes custos. Observamos a maneira em que a as pessoas foram abordadas e pudemos constatar que todo o processo foi realizado de forma ordeira, sem nenhum incidente, tendo a população se manifestado livremente”, ressaltou. 
APURAÇÃO - No último fim de semana, uma equipe de funcionários da Prefeitura esteve na sede do órgão municipal para a realização dos trabalhos de contabilização da consulta.  Dos 66 mil votos foram apurados mais de 22 mil cédulas. De acordo com os dados, os cidadãos escolheram no item Transportes, o aumento de linhas de ônibus (43%), como principal serviço a ser intensificado. Na área de Segurança, a instalação de câmeras de monitoramento é o principal anseio da população até o momento, com 42%. Em Meio Ambiente, a alternativa mais indicada foi à ampliação de áreas mais verdes, com 42%. Já em Competitividade, cursos de qualificação profissional obteve 43%.
Ainda esta semana, o resultado total será divulgado. Mais de duas mil pessoas trabalharam na organização da Consulta Popular, entre funcionários da Prefeitura e voluntários. Para isso, foram espalhadas mais de 500 urnas em todos os bairros do município.

VOTAÇÃO PELA INTERNET - Quem não teve a oportunidade de participar da consulta popular do último dia 12/07, poderá responder o questionário pelo hotsite www.consultapopularjaboatao.com.br. A votação estará disponível até a próxima sexta-feira (19/07).  Para votar, é necessário informar o número do CPF e cadastrar um endereço de e-mail válido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um 2012 repleto de realizações