quinta-feira, 18 de julho de 2013

Prefeitura do Jaboatão contrata serviços sem licitação de conservação física de diversas unidades da administração como emergencial.

Hoje ao fazer minha leitura do Diário oficial do nosso município deparei com a dispensa de licitação abaixo. A dispensa é um instrumento legal, a de emergência ainda mais, o que me chamou a atenção e que quero compartilhar, foi o objeto do contrato. “OBJETO: Contratação em regime emergencial de empresa para a execução dos serviços técnicos especializados de operação e conservação física de diversas Unidades de Saúde, Educacional, Administrativa e de Espaços Públicos da Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes – Lote – 03 (Unidades Administrativas e Espaços Públicos).” A manutenção como caráter emergência de escolas, espaço administrativo e etc, como emergência, é no mínimo passível de explicação.

Vejam o que diz a Lei 866/93 para as hipóteses de Licitação Dispensável.
Lei das Licitações 866/93
Entre as demais hipóteses de LICITAÇÃO DISPENSÁVEL previstas no previstas no art. 24 da Lei de Licitações merecem destaque:
! Emergência ou calamidade pública (inciso IV do artigo)
É possível ocorrer dispensa de licitação quando ficar claramente caracterizada urgência de atendimento a situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares.
A contratação deve servir somente para o atendimento de situação emergencial ou calamitosa e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias consecutivos e ininterruptos, contados da ocorrência da emergência ou calamidade. Não é permitida a prorrogação dos contratos respectivos. Exemplo: mesmo que o contrato tenha sido firmado por 90 dias, não pode ser prorrogado por mais 90.
Comentário: Será que a Câmara não poderia averiguar se esta dispensa está dentro das hipóteses do artigo 24 da Lei?

ESPÉCIE: Contrato nº. 001/2013 - SEINFRA
Processo Administrativo nº. 006/2013, Dispensa nº. 003/2103
CONTRATANTE: Município do Jaboatão dos Guararapes CONTRATADA: Construtora Mardifi Ltda
OBJETO: Contratação em regime emergencial de empresa para a execução dos serviços técnicos especializados de operação e conservação física de diversas Unidades de Saúde, Educacional, Administrativa e de Espaços Públicos da Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes – Lote – 03 (Unidades Administrativas e Espaços Públicos).
VALOR: O valor total do presente Contrato é de R$ 792.969,84 (setecentos e noventa e dois mil novecentos e sessenta e nove reais e oitenta e quatro centavos).
VIGÊNCIA: O contrato terá vigência de 180 (cento e oitenta) dias a partir da expedição da Ordem de Serviço>

Jaboatão dos Guararapes, 14 de junho de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um 2012 repleto de realizações