terça-feira, 6 de setembro de 2011

Aliança PSB-PSDB pronta para nascer em Jaboatão


Jaboatão dos Guararapes, município estratégico no novo ciclo econômico de Pernambuco, é também território vital no momento eleitoral que se aproxima.
Ali, na cidade que se confunde com o Recife, o PSB, do governador Eduardo Campos, pode concretizar a oficialização da aliança com o PSDB, do deputado federal Sérgio Guerra. A expectativa é grande entre os tucanos.
Em reserva, há quem argumente não ter dúvidas de que o socialista estará no palanque de reeleição do prefeito Elias Gomes.
Destacam que a aliança branca já existente entre as duas legendas no estado tem tudo para se efetivar a partir da realidade observada no segundo maior colégio pernambucano, com 380 mil eleitores.
No PSB, o momento é de cautela, mas socialistas admitem que o partido deve mesmo apoiar o tucano. “Há grandes chances de caminharmos com Elias”, comenta um socialista, ressaltando que não existe nome na oposição (municipal) que faça frente à gestão do atual prefeito.
Paralelamente, Guerra não esconde: o apoio do governador é, sim, esperado em Jaboatão. E justifica que Elias tem trabalhado de modo muito produtivo e em parceria constante com o governo do estado. O próprio prefeito admite querer o apoio do governador.
No entanto, pondera que Eduardo tem base de apoio ampla e compromisso com partidos interessados em lançar candidatos no município.
Mesmo pouco afirmativo, o fato é que Elias conta, desde o primeiro momento, com o apoio do PSB. Já no início do mandato, o presidente estadual da sigla, Milton Coelho, orientou os dois vereadores do partido, Marleno Antônio e Jailton Batista, a integrarem a base governista.
Além disso, o socialista Inaldo Campelo foi empossado na Secretaria de Habitação e Saneamento do município em julho. Soma-se a isso as quase três décadas de relação que Elias mantém com o PSB.
A cooperação administrativa entre prefeitura e governo estadual reforça a proximidade entre os partidos rumo a 2012.
“Jaboatão não pode prescindir da ajuda dos governos estadual e federal. Tenho espírito público e o governador também. Ele (Eduardo) foi solidário a Jaboatão quando levei os pleitos do município. A partir daí, estabelecemos parcerias. Essas questões balizam nossa relação”.
Ao falar sobre o desdobramento eleitoral, que pode resultar na “estreia” em Pernambuco da dobradinha já firmada em estados como Paraná, Minas Gerais e Paraíba, Elias recorre à prudência.
“Não posso me antecipar porque isso não é uma decisão unilateral”. Todavia reitera: “Se me perguntarem se quero o apoio (do governador), respondo que será muito bem-vindo”.
Do seu lado, o PSB aguarda o momento devido para assumir a aliança. Até mesmo porque antes terá de desenvolver uma “engenharia” de coligações baseada em realidades locais e desligada do contexto do Recife.
Aliado no plano nacional a Dilma Rousseff, o partido, pelo menos até agora, indica que manterá o vínculo com o PT na capital. (Matéria publicada no Diario neste domingo)

4 comentários:

  1. A "cria" do "saudoso" Tancredo Neves, o Aécio Neves do PSDB, tem um acordo com a "cria" do "saudoso" Miguel Arrais, o Eduardo Campos do PSB, em Eduardo ser o candidato a presidente do Brasil em 2014, e Eduardo Campos ser seu vice, então o "queridinho" de Eduardo, o Prefeito Elias é útil a este projeto, por este motivo Eduardo Campos não só vai fazer uma aliança do PSB Jaboatão com o Governo do PSDB, e até apoiar a reeleição de Elias para Prefeito.
    Quem não acredita nisto, anote e veja pra crer.
    MTJ

    ResponderExcluir
  2. Alias esta aliança já existe, pois o homem "forte" da "cozinha" de Eduardo Campos já ocupa a Secretaria Executiva de Saneamento e Habitação em Jaboatão, é o Dr. Inaldo Campelo do PSB, que por orientação de Eduardo Campos, deixou a Empresa SUAPE, onde estava desde o inicio do 1º governo de Eduardo, para no mês passado a convite de Elias, assumir um posto no governo.
    Se isto não é aliança é o que?
    MTJ

    ResponderExcluir
  3. FIco triste porque nas eleições de 2010 elias e betinho malhava Eduardo aqui em Jaboatão defendendo o senador da mudança na época Sergio guerra Jarbas e Serra, mais esqueci que ele (elias) é o político geleia.

    ResponderExcluir
  4. Prezado MTJ isto é uma nojeira. Será possível que Jaboatão não tem sorte? Será que sempre vai ser assim? Elias/Jarbas/Eduardo/Sergio Guerra/Elias/Interesses negros/Elias/Jaboatao/Ferrada/opovo/Junto...VIVA A POLÍTICA DE JABOATÃO.

    ResponderExcluir

Um 2012 repleto de realizações