segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Deputados da ALEPE classificam o VTL como solução para Mobilidade Urbana

  O deputado Estadual Silvio Costa Filho (PTB), presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da Assembléia Legislativa e o deputado José Maurício (PP), parlamentar que também integra a comissão, conheceram nesta segunda-feira (17), o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).  A visita aconteceu na estação Cajueiro Seco do Metrô, em Jaboatão dos Guararapes, de lá o VLT percorreu para uma demonstração, as estações Cajueiro, Prazeres e Montes Guararapes.
   O novo modal surge como uma alternativa para solução dos problemas da mobilidade urbana da Região Metropolitana do Recife.  O VLT já está em fase de testes e a expectativa da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) é que num prazo de dois anos, as obras estejam concluídas. Os trens estão sendo fabricados em Barbalha, no Ceará e possuem um design moderno, são climatizados e com capacidade para transportar até 600 passageiros. Os veículos ainda possuem monitores internos, controle por GPS, espaço para cadeirantes, assentos preferenciais e bancos reservados para pessoas obesas. Até o final do primeiro trimestre de 2012 os quatro (04) primeiros VLT’s deverão substituir as antigas locomotivas à diesel.
    De acordo com Sílvio Costa Filho (PTB), o objetivo da comissão foi conhecer todas as ações, avanços até 2014 e também as dificuldades da CBTU- Metrorec. “ Iremos solicitar um maior empenho de toda bancada dos senadores e deputados federais pernambucanos, na tentativa de obter melhores investimentos no sistema de metrô, visando o desenvolvimento e economia de Pernambuco”, destaca.
    O superintendente da CBTU - Metrorec, Ricardo Beltrão disse estar satisfeito com a vista da Comissão de Mobilidade Urbana e que siguinificou uma oportunidade de apresentar a expansão do Metrô e os investimentos já assegurados para ampliação da frota elétrica e à diesel. “È fundamental o apoio dos deputados para a consolidação dos recursos e ampliação da capacidade com novas linhas, trazendo maior conforto e qualidade na transporte da região metropolitana”, ressaltou. Já o deputado José Maurício (PP), integrante da Comissão, disse que a visita superou as expectativas e que o projeto do VLT será um legado para a população pernambucana.
   Próximo ano, o VTL será implantado na Linha Sul do metrô, ligando Cajueiro Seco, em Jaboatão, ao Cabo de Santo Agostinho, e vai operar com sete trens. A partir de março, o percurso de 18 quilômetros, hoje feito em 47 minutos passará a ser apenas de 22 minutos.

Comentário:
Não acho que o VTL em si seja a solução para Mobilidade Urbana. Concordo com Djalma Junior quando diz que este sistema é pontual e que precisa está interligado a outras alternativas de transportes


Um comentário:

  1. O VLT é uma das muitas ações que em conjunto darão maior mobilidade urbana. É preciso oferecer um transporte público de qualidade às pessoas para que elas deixem seus carros em casa.
    O problema é que o governo federal e estadual incentiva à compra de automóveis e pedem que as pessoas usem transporte público, o que é um contrasenso. Sem falar que o uso do automóvel em nosso país é cultural. Temos a cultura do automóvel como instrumento de poder, algo para manter o status quo e isso só com sensibilização resolve. Pena que o governo não investe em educação.

    ResponderExcluir

Um 2012 repleto de realizações