Lá ia eu
hoje pela manhã no meu Cooper diário quando me deparei com a seguinte manchete
no jornal: "NOTAS ABAIXO DO ESPERADO NO ENEM" e fique me perguntando:
por que esse fato está acontecendo?
Será o
exame ruim não sendo ideal para medir o conhecimento dos alunos ou esse
resultado demonstra uma falência do nosso sistema de ensino?
Penso eu
na minha humilde opinião que esse resultado é uma sinalização de que algo está
errado no nosso sistema de ensino. A maneira arcaica e descontextualizada com
que é passado os conteúdos aos alunos faz com que os mesmos não desenvolvem o
poder de raciocínio crítico.
Outra
coisa é essa famigerada forma de ensinar direcionada ao vestibular que hoje
nada mais é do que um monstro que só beneficia os cursinhos pré-vestibulares.
As escolas públicas infelizmente não oferece um ensino de qualidade a seus
alunos. Com exceção de algumas instituições como colégio de aplicação e IFPE, a
maioria apenas é um depósito de alunos que estão ali totalmente desestimulados.
Os professores são mal pagos e em sua maioria estão defasados pois não têm
tempo de se capacitarem por dupla e até tripla jornada de trabalho.
A rede
municipal de Jaboatão dos Guararapes mostra a vergonha que é o sistema de
ensino público hoje. Com a maioria dos seus prédios alugados, os alunos são
colocados em locais sem a mínima estrutura ou não podem dizer que assistem aula
em sua escola de fato, pois estão assistindo aula em outra instituição de
ensino como por exemplos alunos da rede municipal que assistem aula em prédio
alugado da Escola Dom Carlos Coelho na Massangana.
É preciso encarar com seriedade a educação que é o futuros dos nossos jovens.
Se você não constrói escolas como quer uma sociedade mais justa e mais
democrática? e não venha com essa de que estava arrumando a casa pois quando se
tem vontade política se faz e o orçamento destinado a educação permite que se
faça muito por esse povo que se cansou de tantas promessas.
O ENEM é um modelo de teste interessante, onde busca avaliar o aluno de forma
interdisciplinar a partir de eixos temáticos onde conceitos como
sustentabilidade, ciência e tecnologia e linguagem e raciocínio lógico são
predominantes. Precisamos direcionar os alunos para esse tipo de avaliação
fazendo com que ele contextualize o que está sendo pedido nas questões e isso
só se consegue com uma mudança de paradigmas a partir da leitura que é a base
da educação.
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Um 2012 repleto de realizações