Após postar matéria sobre o projeto de Lei 035/2011 que trata do transporte alternativo, tive a oportunidade de conhecer melhor os trabalhos que estão acontecendo nesta área em Jaboatão.
Hoje pela manhã passei na confraternização dos profissionais do
transporte alternativo que aconteceu em piedade e conversei com o Presidente da
COOTRAPE, na ocasião conhecei os ônibus que irão circulara a partir do dia 15
de janeiro de 2012.
Entrevista com o Presidente: Alexandro
Pergunta:
Que tipo de transporte os usuários vão receber em 2012?
Alexandro:
Hoje existem em Jaboatão cerca de 387 ônibus (micro) representando a frota do
transporte alternativo do Jaboatão. Vamos substituir a frota em 300 novos ônibus
representando 78% da frota existente. Os jaboatonenenses vão receber estes
ônibus, mas não é só a frota que esta sendo substituída.
Pergunta:
O que mais o povo pode esperar em janeiro com a nova frota?
Alexandro: Estamos
treinando todos os nossos profissionais, o importante é entendermos que deve
haver uma mudança na mentalidade de cada profissional, vamos treinar, mostrar
que cada pessoa que entrar no transporte alternativo será tratado como cliente.
Nosso transporte é bem diferente dos das outras cidades, aqui em Jaboatão
existem 387 proprietários, cada um é dono do seu próprio negocio. Nossa frota
esta equipada com elevador para cadeirantes, a lei estabelece um percentual, em
Jaboatão como cada usuário é sua própria empresa, cada ônibus tem este
equipamento instalados. Tem mais, em todos os nossos ônibus instalamos câmara de
filmagem interna e externa, vamos acompanhar tudo o que acontece, tanto
internamente como externamente ao ônibus.
Pergunta:
Quais as vantagens do transporte do Jaboatão?
Alexandro: Bem,
teremos um lugar reservado para as pessoas obesas, bancos especiais. No caso
dos cadeirantes, temos além do elevador, existem um lugar especial com cadeira
de apoio e uma cigarra para que o cliente cadeirante possa acionar quando
precisar descer. O som é diferente.
Pergunta:
Como vai funcionar o transporte alternativo, a parte funcional?
Alexandro:
Como você pode ver, existe uma catraca (pegando mostrando), esta catraca tem um
sistema que controla todas as passagens, no determinado dia do mês, estes dados
são repassados para o Consorcio Metropolitano, os valores são repassados
diretamente (dados da catraca eletrônica), o Consorcio desconta os 4% pela prestação dos serviços, desconta o
valor do financiamento (do carro) e repassa para cada motorista o saldo.
Pergunta: Os
ônibus estão sendo financiados? Qual o valor das prestações e enquanto mês?
Alexandro: Todos os 300 novos ônibus
estão sendo financiados pelo BNB. As prestações ficam em torno de R$ 3.900,00 (três
mil e novecentos reais) em 60 meses.
Pergunta: O
que falta para os novos ônibus rodar em Jaboatão?
Alexandro: Estamos
na fase final de regularização, documentação e burocracia para legalização.
Esta semana estou tratando disso. Acredito que no dia 15 de janeiro faremos uma
viagem inaugural. Vamos convidar as autoridades, o Prefeito, e você.
Pergunta: Sobre
o Projeto 035/2011, vocês já avaliaram? Quais as alterações propuseram? Sabem
quando vai ser votado?
Alexandro: Sim,
já discutimos e entregamos ao Presidente Neco. A nossa alteração diz respeito às
regras do Consorcio, agente concorda com o Consorcio, mas, Dílson Peixoto na
época engessou o processo. Jaboatão tem características diferentes e precisam
ser levadas em consideração estas características, temos uma legislação
especifica que precisa ser respeitada, é isso.
Comentário:
Tive a oportunidade de subir nos ônibus e verificar in loco e conversei com um
dos projetistas do projeto. Existem dois tipos de ônibus, um menor e outro com
mais lugares, no entanto, todos possuem os elevadores para cadeirantes e os
lugares para as pessoas obesas. Segundo o projetista, a concepção do projeto
que foi construído unicamente para Jaboatão teve como base a observação do dia
a dia do usuário. Quero parabenizar aos cooperativados pela conquista e a
Direção da Cooperativa pela luta e conquista. Nossa sugestão para a Direção é
que nos próximos projetos tenhamos ar condicionado nos transportes.
Ammigo Roberto, para chegarmos a alcançar essa conquista tivemos uma longa luta. O transporte foi municipalizado em 1997. A antiga EMTU, hoje Consórcio Grande Recife, atrapalharam muito nosso desnvolvimento. A EMTU sempre esteve a serviço dos grandes empresários. Talvez por conta disso a Prefeitura nunca tenha investido um único centavo.
ResponderExcluirAmigos Permissionários, temos que ficar atentos porque já chegou fim do goeverno de Elias Gomes e nós só temos levado chicotadas de Evandro Avelar. Ele tem retardado tudo para nos prejudicar. Desde quando estava na EMTU, ele estava a serviço dos empresários de ônibus. Ainda não temos segurança de nada. Temos sido perseguidos o tempo todo.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirRoberto, você esquece de perguntar algo bastante importante e cobrado pelos jaboatonenses quando tratam do transporte complementar da cidade, a questão da implantação do Vale Eletrônico Metropolitano, o VEM. Tem alguma informação a esse respeito? Esses novos ônibus já vêm com esse sistema de bilhetagem implantado?
ResponderExcluirRicardo,
ResponderExcluirOs ônibus já vem com o sistema de bilhetagem implantada. O sistema já está interligado com o Consorcio Metropolitano de bilhetagem, pelo menos foi isso que Alexandro nos informou no sábado.
Roberto Santos
A promotora Dra Dalva Cabral do Ministério Publico,na época trabalhando em Jaboatão,investigou a denuncia sobre fraude do Transporte Alternativo em Jaboatão dos Guararapes.
ResponderExcluirE concluiu que realmente houve fraude,matéria publicada no Diário Oficial do Estado.
Porque terminou em pizza?
Justo o que eu procurava sobre catraca eletronica. Obrigada!
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