domingo, 8 de janeiro de 2012

Briga entre a Presidência da Câmara e o Executivo prejudica os Jaboatonenses. LDO que foi aprovada ainda não chegou ao executivo. Aprovou mesmo?


Existe um briga silenciosa entre a Presidência da Câmara e o Executivo Municipal do Jaboatão, uma quebra de braço. É o seguinte: A PL que foi aprovada é a de nº 34, está aprovou o orçamento de 2012 que dar ao executivo a dotação Orçamentária para tocar o Município no ano em curso. A segunda é a PL de nº 39, aí é que está o problema, está PL que ainda não foi aprovada (segundo fontes do blog) é a que estabelece o índice em que o legislativo autoriza o Executivo Municipal fazer as transferências entre contas sem justificar-se ao Legislativo. Está PL não foi aprovada e está nas mãos da Presidência do Legislativo. Por outro lado, o Legislativo que deveria encaminhar a PL aprovada (PL 34) para o Executivo ainda não o fez. Esta atitude prejudica seriamente as ações do Executivo Municipal, consequentemente, o Povo do Jaboatão. Segundo informações dadas a este blog, o Executivo vai endurecer a relação com a Câmara. O que significa isso?
O que não podemos aceitar é um poder importante como o Legislativo municipal engavetar ou demorar em encaminhar um projeto já aprovado e prejudicar toda uma população. Também não entendemos o porquê os vereadores de oposição não saberem o que foi aprovado de fato e se o que estão dizendo é a verdade. Ficam as perguntas: A LDO foi aprovada? O governo já pode executar o orçamento de 2012? O que significa a não aprovação da PL 39? 

5 comentários:

  1. Mas isto vai ser resolvido facilmente, o homem da mala o líder do governo, vai resolver rápido.

    Tutu $$$$$$$

    ResponderExcluir
  2. este ano é de campanha para reeleição e o veterano NECO e demais vereadores só pensam em dinheiro, estão segurando a lei aprovada e dificultando para aprovar a outra lei, para o prefeito cumprir as promessas de ajuda financeira.

    ResponderExcluir
  3. A LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS, como o próprio nome diz, indica as diretrizes do orçamento a ser elaborado e aprovado para o exercicio financeiro, que compreende o período de janeiro e dezembro de cada ano. Se aprovaram a lei orçamentária sem antes aprovar a LDO, este comportamento já é anômalo. E se aprovaram e não querem remeter o projeto para a sanção do prefeito, este gesto pode ser manobra espúria do Legislativo para atendimento de interesses estranhos ao interesse público, como negociata de cargos ou benesses várias que só o Executivo pode dar. Mas este problema em Jaboatão é cultural e não vai parar, seja com NECO, ou com qualquer outro.O que falta, na verdade, é o povo renovar totalmente a Câmara Municipal e aí sim, poderemos ter um Legislativo saneado e voltado para o interesse público. Quanto ao Executivo, Elias Gomes é "cobra criada", e mantem sua "tropa de elite", composta de Ronildo, Mirtes, Elmo, Conceição, verdadeira oganização para atendimento de beneficios próprios, sobretudo do seu "Chefe", como executores de todas as manobras possiveis e imaginárias, para o referido fim, muito embora possam ter a aparencia de atos "legais". O Ministério Público está com várias ações por improbidade administrativa em virtude de várias práticas de ilegalidades em licitações, e seu direcionamento para "empresários premiados" comprometidos com o Poder. É hora de mudar tudo isso.

    ResponderExcluir
  4. Não acredito que haja qualquer briga entre ambos poderes. A sintonia parece perfeita. É tanto que todos os projetos do executivo, até agora, foram aprovados semqualquer dificuldade. Agora, me parece, que na Lei do Orçamento Anual é a única chance que qualquer legislador tem para requerer a realização de obras, e melhoria nos serviços públicos, nos redutos dos vereadores. Nos últimos três anos, o Senhor Prefeito passou por cima das demandas apresentadas pelos vereadores. Imagino que em 2012 os vereadores estão com o olho mais aberto, e as exigências quanto às demandas, nos bairros e comunidades que eles mais atuam, deverão ser tema dominante no orçamento municipal.

    ResponderExcluir
  5. Acho que o importante é falar a verdade. O PL nº 34 e 39 estão interligados, ou seja, um depende do outro. No PL que trata do Orçamento Anual constam todos os projetos, obras e programas a serem executados durante o ano. O Prefeito nunca cumpriu o Orçamento aprovado. Então, está na hora da Câmara obrigá-lo a cumprir o que foi aprovado.
    Essa história de briga é fantasia de quem escreveu essa matéria. Não concordo com essa história da Câmara aprovar um cheque em branco para o Prefeito gastar do jeito que ele quiser. Se eu fosse Vereador, daria 0% (zero por cento) para o Prefeito remanejar, pois, ele já passou três (3) com essa concessão e o que ele fez? Apenas, pintou e bordou.

    ResponderExcluir

Um 2012 repleto de realizações