quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

O ATENTADO AO PATRIMÔNIO MUNICIPAL


Na calada da noite e sem promover o mínimo de discussão, o atual prefeito de Jaboatão tentou aprovar um projeto de Lei na Câmara Municipal que o autorizaria a DEMOLIR A CASA DA CULTURA DE JABOATÃO. O prédio secular, que já foi Mercado Público e sede da Câmara Municipal dos Vereadores é parte da história da cidade de Jaboatão e compõe o acervo arquitetônico do município. Apenas alguém, que não possui o mínimo de ligação cultural com a cidade, poderia ter a frieza de querer destruir a memória coletiva de uma cidade inteira.
A área na qual o prédio faz parte, que é inclusive tombada por Lei Municipal, tem sido sistematicamente descaracterizada, graças a ignorância e incompetência dos (des)governos que passaram por Jaboatão, que foram incapazes de efetivar uma Política de Preservação Patrimonial. Cada dia tornar-se mais urgente a necessidade de resgatarmos Jaboatão do atraso cultural e da pobreza política que tem nos reduzidos a um povo sem identidade cultural. Quem seria capaz de propor a demolição da Casa da Cultura do Recife? Lá, isso geraria uma comoção estadual e o autor dessa idéia absurda seria chamado, no mínimo, de louco. Aqui, reina paz do cemitério, com uma câmara de vereadores medíocre, que faz vergonha a pior das democracias, temas de interesse coletivo são aprovados “a toque de caixa” conforme “seu rei mandou dizer”. É nessas horas que percebemos, também, a artificialidade e inoperância do Conselho Municipal e da Secretaria de Cultura, que são eficientes, apenas, em garantir o lucro milionário dos empresários da “cultura”, com a promoção de eventos midiáticos vazios de conteúdo cultural.
Nós, do PSOL, membros da sociedade civil e do Instituto Histórico de Jaboatão vamos apresentar uma Carta de Tombamento junto a FUNDARPE, pedindo a proteção desse monumento a nível estadual, dada sua significância artística e cultural a historiografia do município. Esperamos que seja em tempo de impedir que esse atentado ao patrimônio cultural da cidade se concretize. Convocamos para isso toda a população a se manifestar em repúdio a esse ato de covardia da gestão tucana. Para os que só se importam em manter o poder, apenas a pressão popular será capaz de deter as insanidades de um governo antidemocrático.É deprimente ver a história de uma cidade inteira ser apagada, justamente pelas mãos daqueles que deviam zelar por sua integridade. Esse parece ser o preço que temos que pagar por termos importado um prefeito.

Ser jaboatonense é agonizar diariamente em dor!

César Ramos - PSOL

3 comentários:

  1. Vamos invadir o plenário e cobrar desses que se dizem "representantes" do povo que o patrimônio cultural seja preservado. Organizem-se PSOL,PT e outros partidos de representação popular. Lideranças culturais, ambientalistas, homens de bem dessa cidade, vamos gritar, invadir a câmara. Esses caras estão tranquilos pq ninguém cobra deles. Não existe um protesto naquela câmara.
    PROPONHO A INVASÃO DA CÃMARA PELOS MOVIMENTOS POPULARES.

    ResponderExcluir
  2. CALMA CRIANÇAS ELIAS VAI É MELHORA A CASA DA CULTURA NAO PRECISA FICAREM NERVOSOS SE INVADIR A CAMARA TITIO NECO MANDA A POLICIA BAIXA A LENHA AI SIM VOCES VAO GRITAR MAIS É DE DOR. DJALMA TU VAI JUNTO COM O PESSOAL INVADIR? ASS FERNANDO FIGUEIRA

    ResponderExcluir
  3. DJALMA:CONTE COMIGO SE TIVESSE DE INVADIR A CAMARA, EU IRIA JUNTO,QUEM TEM MEDO DE POLÍCIA É BANDIDO, SOMOS CIDADÃOS E PROFESSORES.E TEM TANTOS MENDIGOS QUE AO MEU VER TEM MAIS VALOR, DO QUE TANTOS POLÍTICOS. ABRAÇOS DJALMA.
    PROF: FLÁVIO GILÓ-PSOL

    ResponderExcluir

Um 2012 repleto de realizações