Estamos em Salvador e vamos ficar até a próxima quinta feira. Vamos tentar mostrar para vocês o Carnaval Profissional da Bahia. Um dos motivos do sucesso do Carnaval profissional é o seu Planejamento, o Carnaval começa com muita antecedência, as vendas dos Camarotes e Abadas iniciam oito meses antes da Festa Começar. As compras podem acontecer via Internet facilitando assim que turista de todo mundo realize sua comprar sem precisar vir ao Brasil. Apesar da obrigação ser a de dar a coisa incerta, e como já existe uma tradição e confiança no Produto Carnaval da Bahia, negociar com antecedência, já é visto como garantida a festa contratada.
Hoje pela manhã fui até o local onde entregam “os Abadas” aos que vão Participar do Carnaval, seja nos blocos ou nos Camarotes. Uma grande estrutura profissional foi montada para recepcionar os Turistas que irão participar do Carnaval de Salvador.
No Shopping Iguatemi, uma das garagens foi preparado para o recebimento e entrega de todos os abadas aos Turistas, até ai, tudo bem, o que ficou claro para mim foi o profissionalismo dos organizadores do Carnaval. Não existe o poder publico atrapalhando nem burocratizando o Carnaval Profissional de Salvador, a iniciativa privada assumiu o Carnaval e hoje sem é dúvida um dos produtos mais rentáveis da Bahia. O Poder Público organiza apenas o Carnaval nos bairros, mas, o privado também investe neste seguimento mais popular. É uma troca e parceria que deu Certo.

Algumas fotos estão sendo postadas para que nossos leitores possam entender que Jaboatão pode ter uma festa regada de frevo com uma estrutura profissional que hoje impera em Salvador. A estrutura chega ao detalhe; se você turista gosta de customizar seu Abada, no próprio local dispõe de profissionais para isso. Se você quer outras fantasias, no local está com varias lojas de marcas para atendimento imediato. Na entrada uma sala com recepcionistas, muitos atendentes e todo o aparato para que você turistas ou baianos não tenha que passar por dificuldades.
Aproveitei para verificar como estão sendo montados os Camarotes e toda a infraestrutura dos circuitos “Barra Ondina” e o “Circuito Vitoria”. Impressionante a estrutura e a quantidade de empresas privadas trabalhando no Carnaval de Salvador.
Não vi o poder publico na montagem da infraestrutura, só os serviços de energia e outros que são de exclusividade dos agentes públicos. Por que então o nosso Carnaval só é uma Festa, e pouco organizado? Na minha visão, é porque esperamos que o Público banque tudo e impedimos ou dificultamos que o privado assuma algumas festas e as transformem em um produto para o Turista interno e externo. Isso gera emprego e projeta nosso Estado. No século 21 precisamos desonerar o Estado e deixar que o Privado em algumas situações possa investir de forma que gere divisas para os dois lados da moeda.
Não tenho dúvida que culturalmente Pernambuco tem mais tradição, Cultura e ritmos a serem explorados durante durante e depois do Carnaval, no entanto, nosso Carnaval ainda é apenas uma “Festa” sem organização e com pouco planejamento.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Um 2012 repleto de realizações