quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Da Tragédia à Farsa, e as eleições de 2012 em Jaboatão.


A chamada crise mundial de 2008 foi uma verdadeira tsunami na economia mundial, mas o que mais me impressionou foi como ela afetou ao mais simples e humilde cidadão ao “lado” de minha casa, um catador de lixo.
Antes da crise a economia brasileira vivia um bom crescimento, na Copa de Futebol Mundial de 2006 o Brasil precisou importar um milhão de latinhas para  enchimento de cerveja e refrigerantes, o consumo era tal que o preço da latinha usada para reciclar chegou a ser paga pelos atravessadores aos catadores a R$ 3,50 por quilo, o que lhes proporcionava uma boa renda.
Logo após ser decretada a famosa crise em 2008, o preço do quilo da latinha para reciclagem despencou para 0,80, o que levou os catadores de latinhas a uma redução de poder aquisitivo de quase 80%.
Como uma “crise” mundial do poder econômico pode afetar drasticamente um simples e humilde catador de lixo?
Esta era a pergunta que os catadores me faziam e eu não sabia explicar até hoje. Resolvi aproveitar o período de carnaval, para pesquisar, que troço era este que com a Globalização, um “pum” soltado em qualquer parte do mundo afeta a todos, até um catador de lixo.
Encontrei uma tese curiosa intitulada - DA TRAGÉDIA À FARSA, do filósofo, psicanalista e um dos principais teóricos críticos contemporâneos Dr. Slavoj Žižek da cidade de Liubliana, Eslovênia.
Por ser o artigo do Dr. Slavoj Žižek muito extenso, pois é um resumo do seu livro, e minha argumentação sobre o que isto tem haver com as eleições 2012 em Jaboatão, disponibilizarei o mesmo em capítulos por este blog. 
Mas aqui adianto um vídeo resumo da tese de Dr. Slavoj Žižek: http://www.youtube.com/watch?

3 comentários:

  1. Reverendo Benevides,
    Começei a ler seu artigo e como estava interessado por demais, fiquei frustado por não conhecer as razões de tamanha "quebra de preços das latinhas".
    Não sei se é a minha condição de ecologista ateu ou se o senhor não conseguiu expressar tão importante descoberta!
    Ajude-me a entender a questão, por amor a natureza!

    Quem não trata com dignidade os trabalhadores em Educação e não defende o Meio Ambiente, não merece ser reeleito Prefeito em Jaboatão.
    Hipólito Soriano -hsorianolira@gmail.com - PLANTEM ÁRVORES!!!

    ResponderExcluir
  2. Prezado Professor Hipólito Soriano.
    O foco do meu artigo não é o preço da latinha, o qual mencionei apenas como uma referencia as consequências da crise. A minha analise que estarei expressando pelas próximas postagens será na filosofia desta crise, o que na realidade existe por traz da mesma
    Mas para satisfazer a sua curiosidade, acredito eu que é a chamada lei da oferta e da procura.
    Antes da crise havia um grande consumo e exportação não só de bebidas, mas com o surgimento da referida crise houve um "freio" neste consumo demasiado, e com a importação dos um milhão de latinhas e provavelmente aumento da produção, o consumo deve ter retraído. E outro provável fator é que o Brasil não se saiu bem na Copa de Futebol Mundial, e a oferta de latinhas para reciclar foi e parece que ainda é até o momento maior que a necessidade da produção nacional.
    Espero ter contribuído para, se não resolver mas pelo menos amenizar sua "frustração".
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Professor Hipólito Soriano

    EM TEMPO
    Outro objetivo nesta minha intervenção é provocar a curiosidade no leitor do Blog, o que acho que consegui no seu caso. as repostas as perguntas que surgirão como a sua, é possível que sejam contempladas nas minhas próximas postagens sobre "Da Tragédia à Farsa, e as eleições de 2012 em Jaboatão".
    Mas veja o vídeo que talvez você já as consiga: http://www.youtube.com/watch?

    ResponderExcluir

Um 2012 repleto de realizações