quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

“Elias Gomes quer acabar com a feira do "beco da colônia" em Jaboatão.” Cesar Ramos do PSOL.


Nos reunimos na manhã desta terça-feira com comerciantes e lideranças que estavam desesperados com a notícia de que o prefeito ordenou a remoção das famílias que comercializam na Rua Cel. Câmara Lima, o tradicional "Beco da Colônia."
Há mais de 40 anos que o "Beco da Colônia" tem sido um ponto comercial, formal e informal, da cidade. É lá que centenas de trabalhadores, excluídos do mercado formal, encontraram um meio de sobrevivência. Além da importância econômica e social desenvolvida nesse espaço da cidade, o comércio do "Beco da Colônia" já adquiriu valor cultural no imaginário popular. Sendo esta feira, um ponto de referencia da cidade perante a população. 
Desprovido do mínimo de conhecimento sobre a história e os problemas da cidade, o prefeito Elias Gomes, irá nesta quarta-feira, expulsar esses trabalhadores de sua única forma de sobrevivência, relocando-os para uma área que não garantirá a subsistência desses feirantes e com a promessa de um dia, sabe lá Deus quando, serem relocados para um novo mercado. 
É visível o descaso histórico que sempre se teve com o "Beco da Colônia." Sem o mínimo de ordenamento urbano, lojas, ambulantes, feirantes, veículos e pedestres disputam o mesmo espaço sob o sol, chuva e sobre o esgoto a céu aberto. A nosso ver, o "Beco da Colônia", uma revitalizado, tem potencial de vir a ser a "Rua da Imperatriz" de Jaboatão. Para isso, faz-se necessário pedestralizar essa rua impedindo o acesso de veículos, fazer seu esgotamento sanitário, drenagem, iluminação, além de ordenar o comércio ambulante padronizando as barracas. 
Como podemos perceber, soluções existem, o que falta é sensibilidade e vontade política para resolver os problemas sociais de nossa cidade. Tratado como um caso de polícia, será retirado de centenas de pais de família direito de continuarem trabalhando para sobreviver. Perseguir, discriminar e desempregar centenas de trabalhadores é fácil. Difícil é gerar empregos para a população.
Nós, do PSOL, juntamente com feirantes e a população, estaremos às 9h desta quarta-feira se manifestando em repúdio a mais esse ato intransparente e anti-democrático da (indi)gestão tucana em Jaboatão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um 2012 repleto de realizações