O deputado estadual e vice-líder do governo, Silvio Costa Filho (PTB), propôs uma audiência pública com a presença do secretário das Cidades, Danilo Cabral, e do diretor-presidente do Consórcio Grande Recife, Nelson Coutinho, para debate sobre o processo licitatório do Sistema de Transporte Público de Passageiros na Região Metropolitana do Recife (RMR), divulgado no último dia 16 de março.
O parlamentar
solicitou o encontro por meio da entrega de um ofício ao presidente da Comissão
de Constituição Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco
(CCLJ), Raimundo Pimentel (PSB), em reunião ordinária na manhã desta
terça-feira (20).
“O governador
Eduardo Campos tomou uma decisão importante para melhoria do transporte
coletivo da Região Metropolitana do Recife. Não tenho dúvidas que, ao final, a
população irá se beneficiar com o processo. Penso que foi a decisão certa”,
reconheceu Costa Filho, ao sugerir a reunião com as autoridades competentes. “O
objetivo da audiência é ampliar a discussão com a sociedade, esclarecendo o
processo de licitação, verificando os prazos definidos, as obrigações das
partes e as consequências”.
PROCESSO - A
disputa está aberta para empresas nacionais e internacionais. Após análise das
propostas, o edital deve ser publicado no Diário Oficial no dia 7 de maio. Os
sistemas de concessão terão validade de 15 anos, renováveis por mais cinco e
gerarão uma receita de R$ 15 bilhões. O sistema foi dividido em sete lotes,
agrupados por corredores de ônibus.
A previsão é de que
no 2° semestre deste ano o governo inicie a contratação das novas operadoras.
Uma das exigências é que os 900 ônibus da frota do Sistema Estrutural Integrado
(SEI) do Recife terão que ter ar-condicionado.
Estão inclusas no
processo licitatório as linhas que fazem o trajeto intermunicipal da Região
Metropolitana do Recife, as linhas municipais de Olinda e as do Sistema
Integrado, que totalizam 385. São três mil veículos e 2.100 usuários que
utilizam o serviço todos os dias.
Comentário: Jaboatão vai ficar de fora destas ações porque não aprovou a Lei que incluía o transporte alternativo do Jaboatão nos moldes que exigia o Consorcio Metropolitano (Grande Recife). Portanto, Jaboatão vai ficar sempre de fora destes grandes projetos enquanto não resolver esta pendência.. Um absurdo.
Comentário: Jaboatão vai ficar de fora destas ações porque não aprovou a Lei que incluía o transporte alternativo do Jaboatão nos moldes que exigia o Consorcio Metropolitano (Grande Recife). Portanto, Jaboatão vai ficar sempre de fora destes grandes projetos enquanto não resolver esta pendência.. Um absurdo.
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