terça-feira, 25 de setembro de 2012

"IMPORTANTE MAIS IGNORADO"! Município estratégico no mapa econômico do estado, Jaboatão dos Guararapes acabou virando sinônimo de paraíso dos desmandos políticos, gerados por escândalos e denúncias em passado recente. Adélson Veras


"IMPORTANTE MAIS IGNORADO"!  Município estratégico no mapa econômico do estado, Jaboatão dos Guararapes acabou virando sinônimo de paraíso dos desmandos políticos, gerados por escândalos e denúncias em passado recente. No entanto, um retrospecto do xadrez político revelou que escolha equivocadas de alguns candidatos, contribuiu para uma crise gerada. Campanha eletrônica só nas rádios. Apesar de ser a segunda maior cidade e colégio eleitoral, com aproximadamente 415 mil eleitores, tem poucos veículos de comunicação, o que dificulta a campanha. Sem guia eleitoral na televisão, só no rádio, o que não é suficiente para o eleitor conhecer todos os candidatos que concorrem ao pleito. Com perfil compadrio, assistencialista, tudo tem que acontecer na base do corpo-a-corpo, o que dificulta a campanha de candidatos menos abastados.
Há muito tempo, Jaboatão vem merecendo um espaço generoso no dicionário político do estado, mesmo sendo no passado, sinônimo de cidade mal administrada, a ponto de torna-se um paraíso de desmandos políticos.Em ano eleitoral, a estagnação já vem sendo identificada e abordada  por candidatos a prefeito, que se utilizam de mais um tema de ataque na campanha. A falta de valorização e a ausência de novas lideranças e a velha prática utilizada por dirigentes partidários, que se utilizam de suas legendas para promoverem negociatas, sem dá espaços para novas candidaturas, favorecem também aos caciques e, deixam o eleitor com poucas opções de escolha. Mesmo permitida pelo TSE, a troca de domicílio eleitoral fere a constituição federal. "Como um prefeito pode administrar um município com o domicílio em outra cidade"!  Segundo um jurista, a interpretação do TSE está equivocada. Mas a justiça eleitoral já estuda mudanças para dá um basta nessa prática.  Acredito que, com essa discrepância política no município, lideranças políticas, blogueiros jornais e a sociedade no geral, precisam se unir em torno de uma ampla discussão após esse pleito, seja qual for o resultado, de quem vença ás eleições de 07 de outubro próximo. Precisamos fazer a nossa parte e, deixar que os poderes constituídos, TSE e o congresso acabe com essa práticas que atropelam a democracia.
Adelson Veras- PGTdoB - Partido Geral dos Trabalhadores do Brasil.
Presidente estadual PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um 2012 repleto de realizações