sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Competitividade Econômica: Jaboatão precisa se inserir no contexto dos investimentos existentes na RMR

Com o anúncio de uma secretaria executiva de "Competitividade Econômica" é importante salientar que Jaboatão precisa se inserir no contexto dos grandes investimentos que são base de sustentação para a economia da cidade. É necessário que haja um fortalecimento dos setores industriais de do município atuando para aumentar a competitividade das empresas e ajudá-las a acessar novos mercados. Ações como capacitação e diagnóstico dentro das empresas e dos setores econômicos, acompanhamento individual pelos agentes de operação financeira e inovação do Sebrae  e rodadas de negócios para comercialização são de extrema importância para o sucesso da pasta.
A criação de polos industrias e tecnológicos é outra vertente que deve ser fomentada, pois Incentiva empresas que desenvolvem atividades econômicas de base tecnológica, com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento sustentável local, geração de emprego e inclusão social. Essas empresas são beneficiadas com redução de impostos, desde que desenvolvam suas atividades nas áreas Polo  ou estabeleçam parcerias com instituições de ensino superior qualificadas pela Prefeitura como Parques Tecnológicos.
A questão da qualificação profissional também deve estar inserido nessa pasta avaliando a questão do incentivo a geração de trabalho e renda entre os pequenos empreendedores populares, a partir de um contrato de empréstimo firmado com a Prefeitura  em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID),por exemplo, para desenvolver propostas de empreendimentos com valores baixos.
O projeto de Polos de Economia Verde seriam importantes na criação de novos negócios que adotem o uso de resíduos sólidos industriais para produção sustentável e redução do impacto ambiental das industriais instaladas no município. 
O Turismo também é um grande indutor de desenvolvimento para o município. A criação e/ou aperfeiçoamento de um plano municipal de turismo fará com que se estimule a criação,  o desenvolvimento, a promoção e a difusão dos produtos e destinos turísticos municipais, visando assim, atrair turistas nacionais e estrangeiros.
A Secretaria deve incentivar a vinda de novos empreendimentos  para o município aproveitando a boa fase da economia pernambucana. A geração de postos de trabalho e a melhoria de renda são importantes para um município que ainda é muito carente como Jaboatão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um 2012 repleto de realizações