terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Quem suja o rio Jaboatão? E quem deve salvá-lo?

Começo esse artigo com uma pergunta: existe uma reflexão da sociedade sobre a água potável que poderá,em algumas décadas acabar, se nada for feito? Provavelmente todos irão dizer que não. Pois bem, aqui em Jaboatão dos Guararapes, temos o Rio Jaboatão ,que também fornece água para outros municípios, vem decididamente contribuindo para a poluição das praias urbanas do nosso estado. 

Os esgotos derramados diretamente na bacia fazem com  que se torne mais difícil o controle de sua preservação. As fontes de degradação podem ser dividir em dois grupos: atividades de origem urbanas e industriais. O primeiro grupo inclui lixo urbano, ocupação desordenada das margens dos rios e o esgoto doméstico. Jaboatão dos Guararapes o que mais tem é lixo nas ruas e casas construídas de forma irregular em todas as áreas da cidade.

O segundo grupo estão representados por efluentes líquidos provenientes de indústrias de todas as áreas de atuação. Essas empresas causam impacto significativo à bacia sendo urgente um plano de revitalização da bacia do Rio Jaboatão.
Precisamos todos, sociedade civil organizada, órgãos públicos de todas as esferas nos unirmos em busca de soluções para a preservação de nossos rios que são importantes para o equilíbrio dos ecossistemas. 
                                                                                                                                                                                                Se a poluição do Rio Jaboatão for combatida, com certeza teremos menos ataques de tubarões em nossa orla.
 
Sou a favor de uma agência ambiental na esfera municipal com autonomia e recursos próprios para podermos não só discutir mas resolver problemas dessa importância. O blog vem dando sua contribuição no sentido propositivo. Só a crítica não resolve. Apontamos os problemas e indicamos soluções. Nada de discussos raivosos que nada tem a contribuir para o nosso município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um 2012 repleto de realizações