sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Turismo Acessível: Mercado em Potencial

Segundo Wilken Souto, coordenador geral de Segmentação do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo, o Turismo Acessível representa um mercado de mais de 45 milhões de pessoas. É um mercado amplo que representa gestantes, idosos e pessoas de baixa estatura. 
Analisando de forma mais moderna e empreendedora podemos dizer que a inclusão social não é apenas um ato de bondade e caridade mas também pode ser um negócio rentável. Para se ter uma idéia, esse nicho de mercado é tão importante que chega a superar em número de pessoas  países como a Argentina. 
Os equipamentos turísticos devem estar adaptados para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, pois os mesmos são consumidores aquecendo a economia da cidade. 
Transformar Jaboatão dos Guararapes num destino turístico acessível representa a necessidade de se criar um diferencial competitivo. 
Existem vários destinos turísticos em diversos pontos do estado. Incrementar a questão do Turismo Acessível pode ser uma estratégia de explorar uma área pouco trabalhada em Pernambuco. Jaboatão tem a chance de ser centro de referência nesta área.Imagine Jaboatão sendo conhecido nacionalmente como cidade modelo de Turismo Acessível ?
Exemplos como o Programa PRAIA ACESSÍVEL em Fernando de Noronha devem ser tomados como modelo para as gestões.
A Secretaria do Idoso e de Política para Pessoa com Deficiência criada em Jaboatão pela Gestão Elias Gomes representa um avanço na gestão pública municipal e essa foco inovador e empreendedor será com certeza a tônica da pasta.

Djalma Junior  é Professor,  Gestor Ambiental e Pós-Graduando em Gestão Pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um 2012 repleto de realizações