quinta-feira, 18 de abril de 2013

PEPSI comemora resultados de projeto que incentiva reciclagem de garrafas PET



A PEPSI, da PepsiCo, que também é dona das marcas RUFFLES, KERO COCO e H2OH!, comemora os primeiros resultados de um projeto piloto de reciclagem, lançado em fevereiro, no supermercado Veran, em Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo. A ação, desenvolvida com o intuito de engajar as pessoas a reciclarem e, ao mesmo tempo, agregar benefícios financeiros para o consumidor, já conta com uma média de 150 garrafas coletadas por semana, um número significativo considerando projetos de reciclagem na região.

Cada garrafa PET de PEPSI levada à maquina de coleta, presente no ponto de venda, é trocada por um cupom de R$ 0,50 de desconto em produtos da marca. O desconto também é acumulativo, ou seja, se o consumidor juntar oito cupons poderá trocar por uma garrafa de 2 litros, que custa aproximadamente R$ 4,00.

A iniciativa, em parceria com a Eco RVS, é inovadora no Brasil e visa ampliar o percentual de reciclagem de PET, contribuindo para a política nacional de resíduos sólidos. Todo o material recolhido é destinado para as cooperativas de catadores de materiais recicláveis parceiras,trabalhando desta maneira, além da questão ambiental, o pilar econômico e social.

"A presença de PEPSI neste projeto tem como objetivo consolidar os valores sustentáveis da companhia, uma vez que a ação tem o intuito de mobilizar a população e incentivar a reciclagem, além de mostrar para o consumidor que essa boa prática também pode trazer economia para ele", afirma Valéria Pando, gerente de Marketing da PepsiCo. As garrafas de Caçulinha 232 ml e PEPSI 3,3 litros lideram o ranking de coleta e vendas.

Iniciativas PepsiCo na PNRS

Algumas outras ações relacionadas à redução de resíduos sólidos da PepsiCo são: o projeto de reciclagem de embalagens pós-consumo de salgadinho (plástico BOPP) para fabricação de displays reciclados, usados para expor produtos PepsiCo em supermercados e pontos de vendas que nos últimos dois anos reciclou mais de 73 milhões de embalagens de snacks como DORITOS, RUFFLES e CHEETOS; mudança nas garrafas de H2OH! e da própria PEPSI, reduzindo 1,46 g de utilização de PET e 0,21 g de plástico nas tampas, evitando a utilização de cerca de 4 mil toneladas de plásticos, desde o início da inciativa, em 2009; substituição da caldeira de vapor, para geração de energia, por uma caldeira de biomassa que utiliza como matéria prima a casca da aveia, na fábrica de Porto Alegre.

Todas essas iniciativas fazem parte da visão de negócios da PepsiCo chamada Performance com Propósito, que significa alcançar crescimento sustentável ao investir em um futuro mais saudável para as pessoas e para o planeta. Dentro dessa estratégia, a PepsiCo tem o compromisso de descobrir formas inovadoras para minimizar seu impacto no meio ambiente.

Djalma Junior é Professor Universitário e Consultor Ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um 2012 repleto de realizações