segunda-feira, 22 de julho de 2013

O Papa Francisco vem nos ensinar a fazer a opção preferencial pelos pobres e conviver com as diferenças no mundo moderno.

Essa semana tem uma importância muito grande para o Brasil, já que o Papa Francisco virá participar da JMJ (Jornada Mundial da Juventude). Católicos e pessoas de outras religiões do mundo inteiro se mobilizarão no intuito de discutir e fomentar o debate sobre o papel da juventude no mundo moderno. O Sumo Pontífice vem dando provas de que quer mudar a cara da igreja, ou seja,aproxima-la novamente do povo e quem sabe desenvolver uma nova Teologia da Libertação.A antiga liderada por Leonardo Boff e Frei Betto fazia a junção de teologia católica com o conceito do Marxismo. A participação política da igreja se dava nas bases, por isso a criação das CEBS - Comunidades Eclesiais de Base, onde a igreja discutia os problemas da comunidade de forma participativa e questões de cidadania eram inseridas no cotidiano das pessoas. Lá elas cobravam dos órgãos públicos e tinham vez e voz. Era uma igreja viva, participativa e democrática. Talvez ela não conseguiu seguir pois incomodou os poderosos e a cúpula da  igreja naquele momento estava à serviço de grupos políticos conservadores.A TL  foi abortada em Pernambuco por DOM JOSÉ CARDOSO SOBRINHO  e a mudança  a partir da base foi extirpada tendo nomes como Dom Helder Câmara e Padre Reginaldo Veloso perdendo força no cenário.
Percebo uma nova ordem dentro da igreja com Francisco onde haverá uma nova Teologia da Libertação com uma nova cara, adequando-se às redes sociais mas trazendo de volta a participação popular a partir das bases, a opção preferencial pelos pobres e a discussão de temas polêmicos dando espaço para a diversidade e o melhor convívio com as diferenças.
Acredito que o Papa ainda precisa inserir em seu discurso a temática ambiental onde o planeta é a casa de todos e precisa ser cuidado. Acho que ele não irá perder essa oportunidade de abordar esse tema no Brasil, país de maior biodiversidade do mundo e onde se encontra a Amazônia.
Torcemos para que Francisco possa trazer sua mensagem de paz e fraternidade e que possa difundir o ecumenismo.Só assim iremos resolver sérios problemas que afligem nossa sociedade. 

Djalma Junior - Professor e Consultor Ambiental. Mestrando em Processos Ambientais 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um 2012 repleto de realizações