sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Geóloga explica projeto de engorda das praias em Jaboatão

Os vereadores da Câmara do Jaboatão convidaram o secretário de Meio Ambiente, Edvaldo Rufino, para prestar esclarecimentos sobre a engorda das praias no município. O encontro durante a sessão de ontem (29) e também contou com a presença da geóloga da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Núbia Guerra, técnica que acompanha o trabalho desde o início do projeto. A previsão é a obra seja concluída no próximo mês de setembro.
O presidente da Casa, Ricardo Valois (PT), destacou a importância da obra para a cidade. “Milhares de pessoas agora vão ter o privilégio de usar as nossas praias. Uma quantidade enorme de recursos está sendo usada para a engorda e os parlamentares decidiram convidar o senhor (Edivaldo Rufino) para dar uma explanação e fazer com que tenhamos conhecimento de como o trabalho está sendo realizado”, explicou o vereador.
O secretário Edvaldo Rufino falou que Jaboatão tem sido exemplo para gestores públicos de outros municípios e estados, no que diz respeito à engorda das praias. “Esta é a maior obra de engorda em extensão no Brasil. Temos visto o quanto isso tem impactado positivamente a autoestima para população. Também já estamos executando ações para um melhor reordenamento dos comerciantes e fazendo orientações para melhor construir este espaço de lazer” disse Rufino.
A Geóloga, Núbia Guerra, explicou que antes da execução das obras foram realizados diversos estudos e pesquisas, além de serem solicitadas todas as autorizações necessárias. Segundo ela, a engorda de praias já é uma alternativa utilizada no Brasil, como em Copacabana e em alguns países. Ela também justificou os altos custos à logística para trazer a areia de uma jazida localizada na cidade do Cabo de Santo Agostinho até as praias de Barra de Jangada, Candeias e Piedade, respectivamente.
Ainda de acordo com o secretário, a acessibilidade às praias, inclusive por deficientes é um compromisso da gestão. Os 111 prédios que despejam esgoto irregularmente estão sendo notificados, e através da Parceira Público Privada – PPP, da prefeitura com a Compesa toda a região terá saneamento básico.

Com relação aos boatos de que a engorda da praia aumentaria no número de ataques de tubarão, a geóloga Núbia Guerra esclareceu que não haverá nenhuma influência. Pois, geralmente os ataques só acontecem porque algumas pessoas ultrapassam o limite de segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um 2012 repleto de realizações