quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Prioridades definidas em consulta popular serão negociadas na Plenária da Cidade, neste domingo

Depois de ouvir a população acerca das principais expectativas em relação à ação administrativa, há pouco mais de um mês, através de consulta popular, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes volta a convocar os jaboatanenses, dessa vez para pactuar a implementação das prioridades indicadas, na Plenária da Cidade, programada para o próximo domingo (18), às 9h, na quadra da Faculdade Guararapes, em Piedade. 
Realizada no dia 12 de julho, uma sexta-feira, em plena efervescência das manifestações de ruas que ocorreram em todo o País, a partir do mês de junho, a consulta popular ouviu os moradores sobre 12 áreas temáticas (Transportes, Educação, Saúde, Gastos Públicos, Infraestrutura, Segurança, Participação Popular, Meio Ambiente, Poder Legislativo, Competitividade, Cultura, Esportes/Lazer). Mais de 66 mil pessoas foram às urnas (10,2%) da população. 
Os resultados serão apresentados neste domingo e segundo prefeito Elias Gomes, não há surpresas. “O que emergiu das urnas revela o bom senso dos jaboatanenses e demonstra que o nosso Plano de Ação está em sintonia com o sentimento das ruas”, diz o gestor, para quem, com a pactuação a ser celebrada na Plenária da Cidade, serão feitos os ajustes necessários e possíveis. 
Ele antecipa que das 12 áreas pesquisadas, infraestrutura, saúde e transportes foram as que receberam mais votações. Entre essas, pavimentação de ruas recebeu 56,4% dos votos, seguindo-se melhoria do ensino (53,8%), e aumento da frota de ônibus (45,4%). 
“Chamamos, ouvimos e agora estamos dando as respostas. Vamos compatibilizar as prioridades indicadas pelo povo com o nosso Plano de Ação, discutir com a sociedade o que pode e o que não pode ser atendido. O que não for possível nesse momento vamos juntar forças para tornar possível”, enfatiza Elias Gomes. 
Fundamental, segundo o gestor, é que a consulta demarca o antes e o depois da pesquisa. “Tínhamos um pacto firmado na eleição de 2012. Agora temos uma nova relação, uma relação com mais qualidade com a sociedade”, destaca. 
Elias Gomes explica que também na Plenária deste domingo deverão ser definidos novos canais de participação popular. A ideia é criar um calendário de reuniões com comissão de representantes das sete regionais administrativas, a cada dois meses, para prestação de contas da gestão e, a cada três meses, encontro com entidades e movimentos sociais. “Com isso, estamos ampliando os instrumentos de controle social, de participação e de transparência”, reforça. 
A CONSULTA
Para realizar a consulta, a Prefeitura espalhou mais de 500 urnas por todos os bairros, em pontos estratégicos, como os de maior fluxo de pessoas. Nesses locais, a exemplo de pontos de ônibus e estações do metrô, a consulta foi iniciada às 6h. Nos demais locais, a votação começou às 8h. Nas localidades onde o acesso é mais difícil ouve urnas itinerantes. 
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entidade que sempre está presente em momentos importantes da vida do País e das cidades, participou como observadora. “Trata-se de um espaço livre para debates, e a OAB vai acompanhar todo o processo de votação”, disse o presidente da Seccional Jaboatão, advogado Paulo de Tarso, quando da definição da participação em encontro com o prefeito Elias Gomes.

Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, tem cerca de 654 mil habitantes e a terceira maior receita de Pernambuco, ficando atrás apenas da capital Recife e de Ipojuca, município que abriga o Complexo Industrial Portuário de Suape.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um 2012 repleto de realizações