sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Audiência propõe intermodalidade no transporte público da RMR

Na próxima segunda-feira (23), a Comissão de Mobilidade Urbana da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual Silvio Costa Filho, realiza audiência pública sobre “Alternativas para a Mobilidade Urbana na Região Metropolitana do Recife”. O debate público, solicitado pelo também deputado estadual Ricardo Costa, tem por objetivo discutir e apresentar alternativas de transporte para a Região.
Segundo o secretário geral do Clube de Engenharia de Pernambuco e coordenador da Câmara de Engenharia Ferroviária, André Lopes, a ideia baseia-se em apresentar resultados de estudos sobre a mobilidade urbana. “Sabemos que este tema é uma preocupação. Então, queremos apresentar soluções para esse entrave, que na verdade pode estar na intermodalidade entre os diversos modais de transportes”, disse. 
Lopes informou que como o estudo não foi realizado domiciliarmente, não há conclusões para todas as vias da Região Metropolitana. No entanto, ele garantiu que para as principais foi realizado um estudo cuidadoso. “Por exemplo, estamos sugerindo a implantação de uma linha de metrô da Avenida Agamenon Magalhães até o município de Igarassu. É uma solução mais cara se compararmos com a que está sendo feita agora, a BRT. Mas, posso dizer que é a mais adequada, pois se trata de um investimento que trará mais longevidade na implementação e conforto aos passageiros”, defendeu.
Para o deputado Ricardo Costa, é necessário que seja discutido sobre outros modais de transporte, além do ônibus. “Estou provocando essa reunião para que haja conhecimento de que existem outras alternativas de meios de transporte. Por isso acho que esse encontro pode trazer melhorias para a mobilidade”, contou.
De acordo com Costa Filho, que foi à tribuna da Casa esta semana convidar os parlamentares para o encontro, o debate amplia o conhecimento sobre a intermodalidade de transportes. Na ocasião, o parlamentar comunicou ainda que o procurador-geral do Estado, Agnaldo Fenelon, informou que o Ministério Público de Pernambuco já instalou uma Comissão Especial para tratar da mobilidade urbana e que será apresentada também durante a audiência.
O evento acontece às 9 horas no auditório do 6º andar do Anexo l ao Palácio Joaquim Nabuco, sede da Alepe. O Dentran, o MPPE, o DNIT, DER, a OAB, a Urbana-PE e a Metrorec confirmaram participação.

RAQUEL FREITAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um 2012 repleto de realizações