domingo, 22 de janeiro de 2012

Saneamento Integrado: Solução para Jaboatão dos Guararapes


Em tempos de inaugurações de pavimentações pelo prefeito Elias Gomes irei aqui propor soluções mais estruturadoras para esse município que sofre com a falta de saneamento.
O saneamento Integrado representa uma alternativa para um novo ordenamento para o saneamento da Cidade sendo composto por ações intersetoriais que visam dotar o ambiente urbano das condições adequadas para uma vida saudável. Integram essas ações intervenções de abastecimento de água, esgotamento sanitário, pavimentação, drenagem, melhoria/implantação de instalações hidrossanitárias, intervenções urbanísticas, educação sanitária/ambiental, coleta/destinação do lixo,controle de vetores/doenças e permanente operação/manutenção dos sistemas.
Ações exitosas como as da cidade do Recife nos bairros da Mustardinha e Mangueira mostram que é possível criar um modelo de sucesso na área de saneamento não apenas baseado na pavimentação de ruas.
Agora eu pergunto: como o município de Jaboatão dos Guararapes que reconhece que seu maior problema é o saneamento básico e quer resolvê-lo não possui uma secretaria de saneamento que tenha recursos suficientes para resolver essa problemática?
O prefeito deve saber que estamos aqui não só apenas para criticar, mas para propor soluções para o município. Por que não criar um fórum municipal de saneamento básico e a partir daí uma secretaria especial de meio ambiente onde houvesse uma interação com as secretarias de meio ambiente e saúde?
São sugestões que se essa prefeitura que ai se encontra não possui assessores capacitados precisam assimiliar.
Ações como a criação de uma autarquia municipal de saneamento, de um fundo municipal, além de uma gestão compartilhada com a compesa também são soluções oportunas.
O Blog do Roberto junto com a o Conexão Meio Ambiente são instrumentos para construção da cidadania. Todos estão convidados a participar. Ninguém será excluído dessa construção.
Fonte: Prof. Djalma Junior - Blog Conexão Meio Ambiente.

3 comentários:

  1. boas observações. Acredito que o Governo do Estado com a PPP que promete realizar uma revolução na área de saneamento da RMR não iria aprovar a ideia. Concordo que deveriam existir ações agrupadas entre o Estado e o município.

    ResponderExcluir
  2. "Seu"Djalma,
    O senhor está certo!
    Errado é o Governo que se aventura numa empreitada p'ra gastar 63 milhões de reais numa engorda de praia passageira e que beneficia meia dúzia de colaboradores da especulação imobiliária. Esta magnífica cifra de milhões de reais resolveria os problemas de saneamento (abastecimento, tratamento e reutilização d'Água) dos 700 mil moradores da Cidade. Trazendo benefícios para todos, inclusive, para aqueles que vivem a beira-mar.
    Um governo que não gosta da Educação e não defende o Meio Ambiente, não merece ser reeleito em Jaboatão!
    Hipólito Soriano - hsorianolira@gmail.com
    PLANTEM ÁRVORES!!!

    ResponderExcluir
  3. Muinto pertinente a postagem do prof. Djalma Junior sobre a proposta de saneamento integrado ! Fui coordenador da unidade local do PAT Pro Sanear e elaborei em Nova Divineia um PSI projeto de saneamento integrado de acordo como o amigo Djalma discriminou ! Jose Carlos Campos.

    ResponderExcluir

Um 2012 repleto de realizações