segunda-feira, 7 de maio de 2012

A política do Pão e Circo

Na Roma Antiga, a escravidão na zona rural fez com que vários camponeses perdessem o emprego e migrassem. O crescimento urbano acabou gerando problemas sociais e o imperador, com medo que a população se revoltasse com a falta de emprego e exigisse melhores condições de vida, acabou criando a política "panem et circenses", a política do pão e circo. Este método era muito simples: todos os dias havia lutas de gladiadores nos estádios (o mais famoso foi o Coliseu) e durante os eventos eram distribuídos alimentos (trigo, pão). O objetivo era alcançado, já que ao mesmo tempo em que a população se distraia e se alimentava também esquecia os problemas e não pensava em rebelar-se.
É assim que a população jaboatonense é tratada em seu dia a dia, políticos promovendo eventos, achando que a população não está vendo isso, ampliação de obras, qualificação e entre outros isso é fundamental para a população,mudanças em nossa cidade traz um prazer inevitável de ver a nossa cidade com um certo desenvolvimento, lamentável é ver cidades vizinhas com uma organização maravilhosa e os jaboatonenses agora ver alguma coisa mudando, a sociedade agora tem que fiscalizar e tomar atitudes.
Tenho minhas convicções que só a educação e cultura podem transformar a cultura do PÃO E CIRCO, fazendo assim o desligamento total do curral eleitoral como muitos políticos assim chamam,então para se reduzir a insensatez destes políticos, precisamos de GOVERNOS e VEREADORES que não se aproveitem das carências de seu povo para obter crescimento pessoal, e sim de crescer em conjunto.
Profº. Flávio Freitas

Um comentário:

  1. é a pura verdade, sabe fico imaginando como isso chega a esse ponto? será que é por falta de EDUCAÇÃO ou falta de CONHECIMENTO? acho que a população de Jaboatão já está muito mau acostumada politicos chegarem comprar seus votos por 20 ou 30 reais e depois tapar suas bocas, por nao poderem falar nada, enquanto essa cultura não mudar teremos sempre esse tipo de cultura do PÃO E CIRCO, gostaria muito que politicos tivesse acesso a esse tipo de leitura, e tomasse consciencia que voto não se compra, por que pode-se até comprar mais conquistar é a parte mais dificil, Parabéns ao professor e ao responsável pelo BLOG o Sr. Roberto Santos pelo espaço DEMOCRÁTICO como esse.

    ResponderExcluir

Um 2012 repleto de realizações