quinta-feira, 6 de junho de 2013

Denuncia: “obra do Alfavile na br 232 no município de Jaboatão tem causado crime ao meio ambiente e prejuízos a proprietário de chácara vizinha”. Dr. Milton Alcântara

A empresa Alfavile está construindo um condomínio fechado nas mediações da BR 232, intitulado como “Condomínio ALFAVILE“, a área construída confronta com as chácaras situadas nas margens da Rodovia Estadual - PE - 07, Km 21 no distrito de Jaboatão Centro. Na construção foi realizada uma terraplanagem com um aterro de barro sem contenção alguma, e basta chover para a lama desmoronar invadindo, riacho e córrego das chácaras situadas naquela localizada.

O desastre ambiental é de grande proporção como se vê nas fotografias, a nascente do riacho e seu leito, que corta a chácara foram soterrados pela lama desaparecendo a vegetação ribeirinha e a fauna causando mortes dos peixes e pássaros desapareceram já que muito deles que se alimentavam da vegetação e da água do riacho. Registre ainda que a lama que invadiu o leito do riacho causou mortandade dos animais domésticos da chácara (patos, ganso, guiné de angola, galinhas e outros), como se vê nas fotos.
A chácara Saulemar, por exemplo, que é próxima a construção do condomínio fechado, está totalmente destruída, antes era uma bela chácara com fruteiras, flores, rosa, pinheiros, animais como, peixes, pássaros, se utilizavam da flora e das águas corretes do riacho, patos, gansos, pavão, galinhas, cães e outros animais do proprietário morreram mergulhados na lama.  
O proprietário procurou os engenheiros do Grupo Alfavile, que tiveram no local, e prometeram resolver o problema, mas nada fizeram para solucionar os problemas e já são cinco (cinco) vezes que o desmoronamento e lama descem do aterro e invade a propriedade, inclusive, o desastre ambiental é de tão grande proporção que o proprietário não consegue nem entrar em casa de tanta lama, como se vê nas fotos.
Como nenhuma solução até o presente momento foi tomada por parte deste grupo empresarial (ALFVILE), o proprietário através de sua assessoria jurídica resolveu denunciar este crime ambiental e o descaso para com sua propriedade.
Com esta denuncia neste blog, espera-se que a Secretária do Meio Ambiente do município do Jaboatão vá até o local e fiscalize a obra para evitar danos maiores ao meio ambiente.
Disse ainda o advogado que está entrando com uma queixa crime na delegacia do meio ambiente, denunciando o crime contra a flora e a fauna, como também uma representação na Secretaria Executiva do Meio Ambiente do Estado de Pernambuco, CPRH, e Secretaria do Meio Ambiente do Município do Jaboatão dos Guararapes para que visitem in loco e que tomem providências como órgãos fiscalizadores, ao tempo que também averigue se a obra é licenciada perante estes órgãos.
Disse também a assessoria jurídica que ingressará com ação judicial embargando no judiciário embargando a obra e requerendo os prejuízos materiais causados ao patrimônio particular.
Segundo a assessoria jurídica espera que os órgãos de fiscalização do meio ambiente nos níveis estaduais e municipais tomem a providencia na defesa do meio ambiente e cumpra seus deveres legais.
Estas são as fotos da Chácara Saulemar afetada pela obra do condomínio “Alfavile”.  Veja o absurdo.

Postado Por Dr. Milton Alcântara.

Um comentário:

  1. Brasil, onde a ganância vale mais que a conscientização ambiental! Que vergonha!

    ResponderExcluir

Um 2012 repleto de realizações