domingo, 22 de setembro de 2013

CARTA PROGRAMA DA CHAPA 2: “O SINPROJA PODE MAIS” – IRON MENDES, O MELHOR PARA OS PROFESSORES DO JABOATÃO.

Entre a Retórica e a Pragmática
Companheiros e Companheiras de tantas lutas,
O processo eleitoral para a escolha dos representantes sindicais para a Executiva do Sindicato dos Profissionais da Educação de Jaboatão dos Guararapes – SINPROJA - Gestão 2014/2016 está deflagrado e, nessa perspectiva, NÓS, que compomos a CHAPA 2, INTITULADA ”O SINPROJA PODE MAIS”, por entendermos que é chegado o momento de transformar a RETÓRICA EM PRAGMÁTICA e de melhorar a qualificação da direção desse tão renomado e importante órgão de classe, cuja história nos orgulhamos de ter feito parte significativa, na privilegiada posição de uma das mãos que a construiu e escreveu, ao longo de tantos anos e de tantas vitórias, recomeços, grandes conquistas, respeitosamente, apresentamos à categoria nossas propostas e os compromissos que, caso sejamos vencedores, doravante nortearão todos os passos, em prol de salvaguardar nosso patrimônio histórico acumulado que conseguimos, juntos e com árduas lutas, conquistar. Nossa Chapa. Acumula Experiência com Renovação, ingredientes necessários para enfrentar os desafios que estão por vir.
Nessa perspectiva, vimos, através desta Carta programa, fazer a você, associado, você que, através de sua contribuição mensal, mantém este órgão, com todas as condições e suporte logístico que ora detém, alguns questionamentos, os quais, por uma questão didática, dividimos por blocos temáticos e, para cada um dos blocos, encaminhamos nossa avaliação e respectiva proposta:
APOSENTADOS
Você conhece e sabe como ATUARAM, NOS ÚLTIMOS 03 (TRÊS) ANOS, OS 19 (DEZENOVE) membros da equipe do SINPROJA que você elegeu? Você possui plano de saúde? Que plano de saúde irá substituir o seu atual (UNIMED GUARARAPES), considerando uma proposta financeira adequada? Quais as propostas encaminhadas nesse sentido? Que ações e programas, de cunho social, educacional, de lazer, além dos “passeios e viagens periódicas” têm sido encaminhados e direcionados com foco nos aposentados? Você tem tido acesso aos seus contracheques? Você sabe por que seus contracheques não saem via Banco do Brasil? Você costuma observar se os reajustes do pessoal da ativa estão sendo encaminhados na mesma proporção e tempo hábil para os inativos? Você possui algum processo jurídico? Vem sendo informado acerca deles? As suas verbas rescisórias foram pagas integralmente? Você já as recebeu?
Você se sente bem representado e informado acerca dos seus direitos, adquiridos após uma longa e árdua carreira, cumprida integralmente por você?
Você sente que o seu órgão de representação de classe, financiado e mantido por associados fieis como você, tem cumprido efetivamente o seu papel em relação a esse segmento da categoria?
PROPOSTAS DA CHAPA 2 “O SINPROJA PODE MAIS” PARA OS APOSENTADOS:

Implantar política de transparência, prestando contas à categoria, periodicamente, através da apresentação de plano de trabalho e relatório das atividades sindicais, especificando as atividades efetivamente realizadas pelos membros da Executiva do SINPROJA, em seus diversos departamentos, voltadas para os respectivos segmentos que representam, objetivando informá-la sistematicamente acerca das políticas públicas fomentadas pelo governo, bem como EXPLICITAR AS AÇÕES EM PROL DOS ASSOCIADOS EFETIVADAS PELO GRUPO QUE FOI ELEITO PARA REPRESENTÁ-LOS;
Criar comissão específica, de caráter CONTÍNUO, para acompanhamento de assuntos da saúde dos associados, não apenas aposentados, mas que se encontrem na “feliz idade”, com o objetivo de apresentar empresas que reúnam não apenas os melhores preços, mas os melhores serviços médico-hospitalares;
Fomentar e efetivar convênios com instituições educacionais, no sentido de oferecer, com desconto para os associados, cursos livres, técnicos, de graduação e extensão voltados para esse público, tais como: informática, gastronomia, logística de eventos, canto, música, artes em geral, terapia ocupacional, entre outros;
Encaminhar os contracheques dos aposentados, caso optem por isso, mensalmente, para os seus endereços cadastrados;
Garantir o pagamento integral dos reajustes devidos aos inativos, em tempo hábil e nos valores devidos, além de revisar e acompanhar, através do departamento jurídico do sindicato, os valores dos vencimentos de todos os inativos, solicitando as providências necessárias, ao órgão de direito, responsável pelos beneficiários (JABOATÃO PREV), para os respectivos encaminhamentos;
Criar informativo jurídico mensal, objetivando manter o associado, aposentado ou não, informado acerca do andamento de seus processos;
Inserir na Pauta de Reivindicações do SINPROJA, o pagamento imediato das verbas rescisórias devidas pela Prefeitura, por ocasião da aposentadoria;
Promover eventos específicos para os aposentados, como “Baile da Feliz Idade”, Atividades Físicas e Ginástica para a “Feliz Idade”, em espaço apropriado;
Criar e manter “Concurso de produções da Feliz Idade”, de periodicidade anual, com garantia de divulgação e premiações específicas para as categorias de: poesia, redação, desenho, pintura, trabalhos manuais, produções individuais etc;
Garantir convênios de plano de saúde e serviços de telefonia móvel/internet, que primem por aliar o baixo custo à boa qualidade dos serviços prestados.
PESSOAL ADMINISTRATIVO
Você conhece e sabe como ATUARAM, NOS ÚLTIMOS 03 (TRÊS) ANOS, OS 19 (DEZENOVE) membros da equipe do SINPROJA que você elegeu? Considera que o seu Plano de Cargo e Carreira está adequado e contempla todos os anseios do seu segmento? Acredita que tem sido valorizado profissionalmente? Você se sente contemplado nas pautas de reivindicações encaminhadas pelo sindicato, anualmente, à Prefeitura para as respectivas negociações? As condições de trabalho as quais você se submete são as ideais? Seu sindicato tem promovido ações para a superação de problemas dessa estirpe? O que tem sido feito? Você gostaria de fazer algum curso, para aprimoramento profissional? Existe algum convênio ou alguma política sindical nesse sentido? As novas lideranças que surgem no seio da categoria, bem como suas ideias têm sido devidamente valorizadas e consideradas pelo grupo atual do SINPROJA? Você tem liberdade para participar de assembleias e eventos promovidos pelo movimento sindical?

PROPOSTAS DA CHAPA 2 “O SINPROJA PODE MAIS” PARA OS ADMINISTRATIVOS:
Implantar política de transparência, prestando contas à categoria, periodicamente, através da apresentação de plano de trabalho e relatório das atividades sindicais, especificando as atividades efetivamente realizadas pelos membros da Executiva do SINPROJA, em seus diversos departamentos, voltadas para os respectivos segmentos que representam, objetivando informá-la sistematicamente acerca das políticas públicas fomentadas pelo governo, bem como EXPLICITAR AS AÇÕES EM PROL DOS ASSOCIADOS EFETIVADAS PELO GRUPO QUE FOI ELEITO PARA REPRESENTÁ-LOS;
Instituir comissão específica objetivando iniciar estudos para a revisão do Plano de Cargo e Carreira dos administrativos e buscando melhor valorização desse segmento; Garantir, através de projeto específico, a ser proposto à SEDUC, o recebimento de gratificação específica para os administrativos que atuam em escolas integrais, a exemplo do que já ocorre com os demais profissionais que trabalham na mesma instituição;
Garantir condições de trabalho dignas para todo o pessoal de apoio administrativo, incluindo equipamentos, acessórios, fardamento, material de trabalho etc.;
Fomentar e efetivar convênios com instituições educacionais, no sentido de oferecer, com desconto para os associados, cursos livres, técnicos, de graduação e extensão;
Garantir a pluralidade do grupo que compõe o SINPROJA, oportunizando espaços para o aparecimento e aproveitamento das novas lideranças, considerando não apenas o aspecto político, mas a qualificação técnica e as contribuições para o coletivo.
Garantir a liberdade de participação de todos os trabalhadores em educação, independente da unidade escolar em que esteja localizado, sem retaliação e com declaração cobrindo os turnos subsequentes, nas assembleias e movimentos sindicais promovidos em prol da categoria, respeitada a legislação sindical vigente.
Garantir convênios de plano de saúde e serviços de telefonia móvel/internet, que primem por aliar o baixo custo à boa qualidade dos serviços prestados.
GESTORES ESCOLARES/SUPERVISORES/SECRETÁRIOS ESCOLARES, TÉCNICOS EDUCACIONAIS (ASSESSORES, INSPETORES, PLANEJADORES)
Você conhece e sabe como ATUARAM, NOS ÚLTIMOS 03 (TRÊS) ANOS, OS 19 (DEZENOVE) membros da equipe do SINPROJA que você elegeu?
Você sabia que a política governamental atual da prefeitura aponta para o retrocesso de grandes conquistas, tais como a extinção das eleições diretas para gestores escolares, os quais deverão ser indicados pela SEDUC, a exemplo do que já ocorre nas escolas integrais? Você sente que o grupo atual está preparado para partir para essa luta, que não poderá ser vencida apenas no grito, mas através de argumentação e propostas contundentes acerca da temática?
A gratificação a que você faz jus por exercer essa função está adequada ao volume de trabalho e de responsabilidades?
Você se sente livre para questionar a gestão da educação e cobrar dela ações, de maneira mais efetiva?
As condições físicas e de trabalho da sua escola/departamento atende às necessidades reais da comunidade escolar/educação?
As demandas encaminhadas à SEDUC são atendidas com a celeridade necessária?
Você percebe, no discurso e nas ações do grupo atual do SINPROJA, vontade política e direcionamento de ações voltadas para os questionamentos anteriores?
O processo de seleção/escolha para atuar nas funções é o adequado? Existe transparência?
PROPOSTAS DA CHAPA 2 “O SINPROJA PODE MAIS” PARA OS GESTORES ESCOLARES/SUPERVISORES/SECRETÁRIOS ESCOLARES/TÉCNICOS EDUCACIONAIS (ASSESSORES, INSPETORES, PLANEJADORES)

Implantar política de transparência, prestando contas à categoria, periodicamente, através da apresentação de plano de trabalho e relatório das atividades sindicais, especificando as atividades efetivamente realizadas pelos membros da Executiva do SINPROJA, em seus diversos departamentos, voltadas para os respectivos segmentos que representam, objetivando informá-la sistematicamente acerca das políticas públicas fomentadas pelo governo, bem como EXPLICITAR AS AÇÕES EM PROL DOS ASSOCIADOS EFETIVADAS PELO GRUPO QUE FOI ELEITO PARA REPRESENTÁ-LOS;
Garantir, através da discussão técnica, da apresentação de proposta pautada na legalidade, da luta e do movimento sindical a permanência do processo de escolha democrática dos gestores escolares, inclusive para as escolas integrais, a partir da alteração dos instrumentos legais ora vigentes, primando pelo princípio da igualdade de direitos para todos os que exercem a mesma função, em condições similares;
Inserir na pauta anual de reivindicações e iniciar a luta sindical pela melhoria das gratificações dos gestores escolares, supervisores, secretários escolares e técnicos educacionais, propondo alternativas que venham a corrigir o percentual irrisório de gratificação hoje praticado pela Prefeitura para funções que demandam extrema responsabilidade e esforço físico por parte dos profissionais que nelas atual;
Garantir a livre participação desses profissionais nos movimentos sindicais e assembleias e o direito de posicionamento crítico em relação aos problemas detectados no âmbito de sua atuação, inclusive com o encaminhamento das demandas sociais, com a participação da comunidade, sem retaliação para os mesmos;
Garantir o respeito à comunidade educacional, através do oferecimento de um serviço educacional de boa qualidade, incluídas aí as questões de cunho pedagógico, administrativo e condições físicas de funcionamento, ou seja, encaminhar, inclusive judicialmente, as demandas de problemas detectados em relação a má atuação dos agentes públicos no que diz respeito a rede física das escolas, primando pelo cumprimento do direito constitucional subjetivo dos cidadãos a uma educação digna;
Intermediar, junto à gestão educacional do município, os encaminhamentos de demandas educacionais, sempre que os direitos dos profissionais da educação e dos discentes forem aviltados, objetivando a primazia pela celeridade e praticidade na resolução dos problemas;
Primar pela participação plural da categoria, no que diz respeito ao encaminhamento dessas questões, ou seja, fortalecer o sindicato através de um processo democrático de escuta e encaminhamento dos problemas que emergem dos respectivos segmentos;
Garantir a participação desses profissionais em cursos de aperfeiçoamento, extensão LATO e STRICTO SENSU, SEM PREJUIZO NOS SEUS VENCIMENTOS, em percentuais superiores aos praticados atualmente;
Garantir maior transparência nos processos de seleção, propondo alternativas mais democráticas de escolha.
Garantir convênios de plano de saúde e serviços de telefonia móvel/internet, que primem por aliar o baixo custo à boa qualidade dos serviços prestados.

PROFESSORES ATIVOS
Você conhece e sabe como ATUARAM, NOS ÚLTIMOS 03 (TRÊS) ANOS, OS 19 (DEZENOVE) membros da equipe do SINPROJA que você elegeu?
As negociações realizadas pelo grupo atual do SINPROJA em relação à garantia dos direitos dos profissionais da educação têm sido satisfatórias?
Você considera que o salário base atual da categoria é o satisfatório?
Suas perspectivas de valorização profissional estão plenamente satisfeitas?
A rede física das escolas está funcionando adequadamente?
Há investimentos e políticas de incentivo à qualificação profissional?
O profissional que atua nas escolas integrais possuem condições de desenvolver educação de boa qualidade? A rede está preparada para esse formato educacional?
Você se sente bem representado pelo grupo atual do SINPROJA?
A sua participação nas assembleias e movimentos sindicais foi prejudicada pela retirada da declaração que acobertava o turno subsequente?
As formações continuadas de que participa, ofertadas pela gestão educacional do município tem atendido suas expectativas?
Você acha que a participação da família nos processos educacionais está plenamente satisfatória?
As questões de violência praticada contra professores ou trabalhadores educacionais têm sido consideradas com a devida atenção e encaminhadas adequadamente?
Gostaria que houvesse um serviço de apoio ao professor, que considerasse os seus aspectos sociais, psicológicos, culturais, de lazer, entre outros?
Você, professor, que reside em lugares muito distantes, sente dificuldades de deslocamento para o trabalho?
Considerou adequada a condução da problemática da retirada da gratificação de difícil acesso das escolas, por parte da atual diretoria?
O que acha do volume de projetos e programas “injetados” na rede e para os quais os professores são direcionados obrigatoriamente?
Considera que os serviços de apoio educacional (supervisão, inspeção, assessoria) têm atingido o seu objetivo? Melhor dizendo, tais serviços têm auxiliado no seu trabalho efetivo para a melhoria da qualidade do ensino?
As atividades sociais e de lazer do seu sindicato têm sido satisfatórias? Ou seja, elas têm contemplado todos os grupos de associados, considerando suas diferenças, inclusive religiosas?

PROPOSTAS DA CHAPA 2 “O SINPROJA PODE MAIS” PARA OS PROFESSORES ATIVOS:
Implantar política de transparência, prestando contas à categoria, periodicamente, através da apresentação de plano de trabalho e relatório das atividades sindicais, especificando as atividades efetivamente realizadas pelos membros da Executiva do SINPROJA, em seus diversos departamentos, voltadas para os respectivos segmentos que representam, objetivando informá-la sistematicamente acerca das políticas públicas fomentadas pelo governo, bem como EXPLICITAR AS AÇÕES EM PROL DOS ASSOCIADOS EFETIVADAS PELO GRUPO QUE FOI ELEITO PARA REPRESENTÁ-LOS;
Garantir, na ocasião da reformulação do Estatuto/PCCR, a manutenção das diferenças salariais entre as classes, de acordo com a titulação; Lutar e garantir um salário digno e reajustes anuais acima do piso salarial, através de propostas sérias encaminhadas ao governo, nas quais figurem a utilização de recursos do tesouro municipal, cuja GARANTIA CONSTITUCIONAL (EXCLUÍDO O FUNDEB) é de, NO MÍNIMO, aplicação de 25% de toda a arrecadação municipal em educação;
Garantir a participação dos professores em cursos de aperfeiçoamento, extensão LATO e STRICTO SENSU, SEM PREJUIZO NOS SEUS VENCIMENTOS, em percentuais superiores aos praticados atualmente;
Lutar pela garantia de condições físicas de trabalho na rede de escolas, inclusive de maneira judicial, em prol do desenvolvimento de um serviço de educação de boa qualidade;
Efetivar convênios com instituições de Ensino Técnico e Superior, objetivando a garantia de descontos significativos para os associados;
Apresentar proposta de trabalho nas escolas integrais, primando pelo respeito à dignidade humana e aos direitos do professor e aluno que nelas atuam, considerando a garantia de:
Descanso físico e vocal para o professor;
Espaço apropriado para estudo e pesquisa dos docentes e discentes;
Espaço apropriado para a prática esportiva e de lazer;
Banheiros apropriados para o banho das crianças;
Profissionais habilitados para o banho e para o recreio assistido;
Laboratório de informática;
Biblioteca;
Brinquedoteca;
Salas de jogos;
Professores/monitores para as disciplinas extracurriculares;
Refeitórios;
Alimentação escolar adequada, incluindo o café da manhã;
Acréscimo de mais supervisores;
Formação continuada sistemática, dentro da escola;
Direito à participação nas assembleias;
Eleições diretas para os gestores.
Representar dignamente e com qualidade a categoria, buscando a superação dos conflitos, não apenas no grito, mas na argumentação contundente;
Inserir na pauta de reivindicações o direito à declaração de dispensa de trabalho para o turno subsequente;
Lutar para que a categoria tenha acesso a uma formação continuada que prime pelos problemas reais, enfrentados em sala de aula, com acesso a informações atualizadas e material apropriado ao uso prático;
Instituir, no calendário anual do SINPROJA, o “DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA”, propondo palestras e atividades voltadas para a cultura de paz e pela não-violência, entre outras abordagens;
Zelar pela integridade física dos professores, cobrando a quem de direito, o correto encaminhamento das demandas e, GARANTINDO APOIO PSICOLÓGICO E JURÍDICO AO PROFISSIONAL/ALUNO vítima de violência;
Implantar o SERVIÇO DE APOIO AO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO, disponibilizando serviços de psicologia, fonoaudiologia, lazer, cultura, esportes, pesquisa, entre outros;
IMPLANTAR “A CASA DE APOIO AO PROFESSOR”, local onde tais profissionais, que RESIDAM FORA DA ÁREA METROPOLITANA, POSSAM PERNOITAR, durante o seu período de trabalho;
Incrementar a luta pela permanência da gratificação de difícil acesso nas escolas, a partir da apresentação de plano alternativo, a ser encaminhado à SEDUC, a partir da nossa eleição;
Intermediar, junto à gestão da educação municipal, os processos de implementação de programas e projetos educacionais, de maneira que o volume dos mesmos não venham a assoberbar o volume de trabalho (já extremo atualmente) do professor regente, para não dificultar a vivência do currículo proposto pela rede;
Lutar pela garantia de um número maior de supervisores e técnicos educacionais, por unidade escolar, mudando os critérios atuais que definem esse quantitativo (modificação estatutária), considerando a necessidade de um acompanhamento mais efetivo;
Incluir, no calendário anual do SINPROJA, além do baile anual do professor, o “Baile do Professor Gospel”, evento que promoverá momento de louvor e enlevo espiritual;
Garantir que os benefícios e direitos dados aos professores ativos sejam estendidos inclusive aos que estão afastados para curso, cedidos ou em estágio probatório;
Garantir convênios de plano de saúde e serviços de telefonia móvel/internet, que primem por aliar o baixo custo à boa qualidade dos serviços prestados.
Formação permanente dentro do turno de trabalho do professor e setorizada.
Propostas para o CINAFOL:
Implantação de uma gestão profissional no Cinafol fazendo com que ele se torne verdadeiramente auto-suficiente.
Criação de um espaço ciência no Cinafol para que ele proporcione, além de atividades de esporte, lazer e cultura, também possa proporcionar atividades pedagógicas para os associados e seus familiares.
Criação do Dia da Família no Cinafol para congregar os associados e propiciar um dia de confraternização entre seus familiares.

Por tudo isso no dia 08 de outubro vote chapa 2 e acredite que
Podemos fazer muito mais pelo Sinproja e por você !!!

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Um 2012 repleto de realizações