terça-feira, 15 de outubro de 2013

Dia do Professor, o que vamos comemorar?

Comecei a ensinar ainda muito jovem, tinha 21 anos de idade, já se passaram 34 anos quando entrei pela primeira vez em uma sala de aula, no colégio Padre Cromacio Leão, em Jaboatão Centro. Na época o Diretor era o professor e Pastor Noel da Igreja Presbiteriana do Jaboatão, depois assumia a Direção o Professor Breno. Passei 4 anos ensinando algumas disciplinas e me apaixonei pela sala de aula. Em 2000 voltamos a sala de aula da Faculdade Integrada do Recife onde passamos 11 anos, atualmente estamos ensinando na Faculdade Joaquim Nabuco, no centro do Recife.
Hoje comemoramos o dia do Professor com uma hora aula que varia entre 15 e 24 reais, um salário muito baixo e professores pulando de colégio em colégio, de Faculdades em Faculdades para no somatório dos míseros salários ao final do mês chegarem a uma remuneração melhor, o que quase sempre não acontecem. Infelizmente, o Brasil e seus governantes estão dando as costas a profissão que forma todas as outras profissões.

Caros professores,

Quero agradecer a todos vocês pelo que sou, quero de público reconhecer que foram seus ensinamentos que colocaram-nos nos mais altos lugares e importantes posições. Com os teus ensinamentos e palavras aprendi de muito cedo que só os estudos fará a grande revolução que o Brasil tanto necessita.
Obrigado Professor, que apesar do baixo salário, das salas mal cuidadas, da insegurança das salas de aula, das ruas escuras que os levam as escolas, das ameaças e agressões em sala de aula, do desrespeito dos alunos com sua pessoa, da falta de investimento na educação, da falta de investimento no professor, da ganância dos empresários da educação, da falta de atenção dos governos, da pouca remuneração e da falta de tantas outras coisas, que se atendidas, tornaria está profissão mais reconhecida  e respeitada no nosso Brasil, mesmo assim, você nunca desistiu.
Você Professor, é o nosso exemplo, é a tinta que faltava ao papel da ignorância, a leitura que chegou um dia e depois de muita paciência, a alegria e a certeza que podemos ser e até ter, a esperança plantada todos os dias em sala de aula. Você Professor é o presente pregando um futuro melhor para a humanidade, em especial, para o nosso Brasil, Pernambuco e Jaboatão. O que vamos então comemorar? Vamos comemorar o seu dia Professor e a sua dedicação aos seus alunos, por fim, a sua saúde. Que Deus proteja você e a sai família.
Parabéns Professor por este DIA.

Roberto Santos (Eterno aluno e hoje Professor)

Um comentário:

  1. Obrigado Roberto pelas palavras sinceras, também sou feliz por ser um eterno aluno. Amo minha profissão com todas as minhas energias, deslumbro nela a possibilidade de transformar indivíduos em cidadãos / indivíduos em sujeitos de suas próprias histórias. São por esses motivos que ainda me arrepio ao entrar em sala de aula e me emociono ao saber da minha missão em meu Estado e em meu País. Obrigado e feliz dias dos professores!

    ResponderExcluir

Um 2012 repleto de realizações