quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Jaboatão vai ampliar ações de enfrentamento às drogas. Prefeito Elias Gomes formalizou adesão ao programa Crack, é Possível Vencer, nesta terça, em Brasília


Em cerimônia realizada na tarde desta terça-feira (06.08) no Salão Negro do Ministério da Justiça, em Brasília, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, assinou termo de adesão ao programa do Governo Federal Crack, É Possível Vencer. A formalização vai reforçar a ação do município no enfrentamento às drogas, com a implantação de novos serviços e ampliação de outros iniciados já no fevereiro de 2012, quando foi lançado o Plano Municipal de Ações Integradas sobre Drogas de Jaboatão, inclusive com a edição de uma cartilha na qual a gestão convida a população a conversar sobre drogas. 
Lançado em dezembro de 2011, o programa Crack, é Possível Vencer, é um conjunto de ações do Governo Federal para enfrentar o crack e outras drogas. Com investimento de R$ 4 bilhões e articulação com os estados, Distrito Federal e municípios, além da participação da sociedade civil, a iniciativa tem o objetivo de aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários de drogas, enfrentar o tráfico e as organizações criminosas, além de ampliar atividades de prevenção até 2014. 
O programa conta com ações dos ministérios da Justiça, da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, além da Casa Civil e da Secretaria de Direitos Humanos. “Este convênio nos permite fortalecer as políticas e ações que estão previstas em nosso Plano Municipal Sobre Drogas, que envolve oito secretarias e 41 ações”, disse Elias Gomes, informando que o programa garantirá a ampliação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e dos consultórios de ruas. Jaboatão também receberá uma unidade de acolhimento adulto, uma unidade de acolhimento Infanto-juvenil e leitos especializados. O convênio assegura também duas bases móveis, 40 câmeras de vídeo monitoramento e a capacitação de 80 policiais militares em policiamento de proximidade.

Ele ressaltou a certeza de que Jaboatão dará um salto de qualidade e contribuirá para que Pernambuco e o Brasil possam vencer o crack, epidemia que atinge jovens e famílias de todas as classes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um 2012 repleto de realizações